Professor da Escola da PM em Serrinha, o Senhor Paixão recebeu homenagens por seus serviços prestados a comunidade.
O Professor Aloísio Short, faixa Coral de Judô, deixou uma mensagem sobre esse dia:
“Hoje participei de um grande evento em minha vida, que foi uma linda homenagem prestada ao Mestre Paixão, esse grande ícone do nosso Judô, que tanto contribuiu e tem contribuído para muitos seres humanos da nossa sociedade. Capitaneada pelo Coronel Jorgeval, seu aluno, faixa preta, e seus filhos, que também são faixas pretas, Coronel Nilton Paixão, Tenente Coronel Gilson Paixão e o prof. Wilton Paixão, foi um momento de grande emoção, que contou com a presença várias personalidades do judô baiano, como também de muitos antigos alunos seus, que foram prestar essa emocionante e singela, gratidão, por tudo que o mesmo tem feito pelo nosso esporte. Parabéns Mestre Paixão, o senhor merece. Toda homenagem ainda é pouca!”
Participaram ainda o Professor Ciro – faixa Coral, professor Paulão – faixa Coral de Judô, professor Roberto Ventura – faixa Coral de Judô, tenente coronel Machado – Diretor do CPM do Dendezeiros, tenente coronel Piton – faixa preta.
Relação dos faixas pretas que também participaram: Cajuhy, Wilson, Sidney, Hupsel, Alves, Azevedo, Latif, Ricardo Bispo, Elói, Fischer, Durvalino, Assunção, Expedito, Vitor Lago, Antonio Carlos, Cleber, Wesley, Sólon, Ventura, Cláudio, Gonçalves, Agnelo, Lisboa, Ledo, Jânio, Luís Araújo, Piton, Machado, Eraldo, Jorge Lemos, Ricardo Carvalho, Rita Baião, Maria Eduarda, Miguel Baião e Miguel Ventin Filho.
História do senhor Paixão:
Manoel Paixão dos Santos, brasileiro, residente a Rua do Triangulo, 657, bairro Novo Horizonte, Serrinha, filho de Alexandre Paixão dos Santos e Vitória Lima dos Santos, 2º grau completo, ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia em em 1956 realizando o Curso de Formação de Soldados PM no ano de 1956, em 1959 concluiu o Curso de Formação de Cabo PM, em 1970 realizou o Curso de Formação Sargentos e finalmente foi promovido a graduação de Sub Ten PM em 1985.
O professor Manoel Paixão dos Santos, chegou nesta cidade no ano de 1986, quando estava sendo inaugurado o centro de abastecimento de água de Serrinha na Praça Luiz Nogueira, pelo Exmº Sr Governador a época Antônio Carlos Magalhães.
Iniciou a sua trajetória esportiva como instrutor e professor de judô e defesa pessoal, dentro da Polícia Militar no Colégio da Polícia Militar (CPM), no ano de 1982, Na ESFAG hoje, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) no ano de 1965, como também na Academia de Policia Militar, Escola de Formação de Oficias, inclusive sendo professor/instrutor de vários coronéis.
Foi instrutor também da ACADEPOL (Academia de Polícia Civil) sediada em Salvador para Delegados, Escrivães e Agentes de Polícia.
Lecionou na Escola São José como professor de Judô na cidade do Salvador–Bahia.
Iniciou o Judô Em 1965 Como Professor Yoshida Japonês Até A Faixa Verde, Posteriormente Foi Treinar Com O Sensei Ciro No Clube Itapagipano De Judô Na Ribeira, Cidade Baixa, Em Salvador Bahia.
Em 1963 se filiou ao Conselho Regional de Educação Física.
Em 1973 realizou o Curso Técnico de Contabilidade – Escola Visconde de Mauá.
Fundou a Associação Desportiva Três Irmãos na capital do Estado no ano de 1978, formando diversos faixas pretas.
Em 1981 foi campeão brasileiro de Judô no campeonato das Policias Militares e Bombeiros do Brasil.
Em 1982 participou no México do Curso Técnico de Artes Marciais pela Federação Internacional de Lutas Associadas.
Em 2001 participou da seletiva do campeonato mundial das Forças Armadas no Rio de Janeiro.
Em 2002 participou do seminário no Rio de Janeiro pela Rede Globo de artes marciais.
Em 2006 participou do treinamento na Escola de Educação Física do Exército Brasileiro.
Em 2008 participou do seminário sobre esporte na cidade de Foz do Iguaçu.
Na sede da Associação do Santa Fé, foi fundador do Grupo da Paz em 2012 na cidade de Serrinha, com o objetivo de melhorar a qualidade de saúde das pessoas do bairro do Novo Horizonte.
Foi idealizador da primeira caminhada de condicionamento físico do bairro Novo Horizonte para a fazendo sítio – Candeal.
Em 2015 foi promovido a faixa coral de judô 8º DAN pela Confederação Brasileira de Judô.
Fundou a associação desportiva três irmãos em serrinha em 2018, como projeto social a fim de difundir para as classes mais carentes do bairro Novo Horizonte a filosofia do judô.
Atuou como massoterapeuta nos Clubes de Profissionais de Futebol Ypiranga e Bahia.
Foi Vice – Presidente da Federação Baiana de Judô em 1984.
Foi Árbitro da Federação Baiana de Judô, Árbitro Nacional e Internacional de Judô.
Deixe seu comentário