Desde a estreia do Alô Juca, no dia 15 de abril deste ano, a TV Aratu apresentou um crescimento de 195% de audiência na faixa ocupada pelo programa. Os números da Kantar Ibope mostram que o noticiário comandado pelo apresentador Marcelo Castro esquentou a disputa pela atenção dos telespectadores no horário. A chamada “faixa do meio dia” é considerada a mais estratégica pelas emissoras locais, que costumam mobilizar muita energia, profissionais e tecnologia para obter os melhores resultados.
Com jornalismo ágil, notícias exclusivas e cobertura completa dos principais assuntos do estado, o Alô Juca vem crescendo exponencialmente. Costuma atingir picos de 10 pontos de audiência e alterna minutos de liderança com as emissoras concorrentes.
Outro dado que chama atenção é a queda de audiência dos telejornais que são exibidos no mesmo horário. O Bahia Meio Dia, da TV Bahia – afiliada da Globo – teve queda de 18% no período e, em vários momentos, chega a ocupar a terceira posição, preocupando acionistas e a direção da Rede Globo. O Balanço Geral – da TV Record – que já vinha em movimento de queda desde o ano passado, apresentou perda de 5% de audiência entre abril e agosto de 2024.
Por conta da perda de público, a TV Bahia fez mudanças na programação e na equipe nos últimos anos. A fim de combater o avanço da TV Record, contratou a apresentadora Jéssica Senra e também tirou de lá a jornalista Ana Raquel Copetti, que começou como gerente e, desde o ano passado, assumiu a diretoria de jornalismo. Recentemente, com o crescimento acentuado da TV Aratu, a afiliada da Globo também investiu na contratação de uma empresa para produzir chamadas mais atraentes para os programas locais e passou a usar outros veículos do grupo para fazer ataques à concorrência.
O crescimento do Alô Juca também tem relação com o expressivo aumento na internet. Com um perfil no Instagram com alto engajamento e seguido por mais de um milhão de pessoas, além de um portal na web com 4,5 milhões de acessos mensais, a produção de conteúdo digital vem gerando grande engajamento e atingindo pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, que não só consomem as notícias, mas também interagem, sugerem e enviam materiais.
Via: Alô Juca
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