Bahia Notícia entrevistou com exclusividade a veterinária Carolina Salomão, que falou da preocupação com doenças e a importância da vacinação em pets para contê-las.
Bahia Notícia: Doutora, hoje qual é a maior preocupação dos veterinários em Candeias?
Veterinária Carolina Salomão: Hoje nossa maior preocupação é a doença chamada cinomose, ela tem afetado há anos a nossa cidade, mas esse período do inverno ela fica muito mais frequente, é uma doença que não tem cura e o único método é a prevenção com a vacinação. Uma vacina importada, de qualidade, onde a gente garante que esse animal não vai pegar essa doença. Como ela não existe cura, esse animal ele sofre bastante, tem aninais que levam dias com a doença, mas tem outros que ficam meses sofrendo, ficam paraplégicos, têm convulsões e sofrem bastante.
Então hoje o meu alerta é: vacine seus pets com vacina de qualidade, procure seu veterinário de confiança, pergunte sobre a doença, queira saber mais, pesquisa na internet sobre a doença, tem muitos vídeos falando sobre, vários artigos. Vacine!
Bahia Notícia: Essas vacinas municipais nos postos médicos de vacinas antirrábicas, e outras, a senhora como veterinária recomenda pessoas de baixo poder aquisitivo vacinar seus pets?
Veterinária Carolina Salomão: Sim, a vacina da rede pública só é contra a raiva, tem uma nova licitação aí para vir da leishmaniose, mas infelizmente a gente ainda não conseguiu isso. Então, quem não tem como vacinar seus pets em uma clínica veterinária particular procure a rede pública. O único alerta que faço é: veja se o animal tem condição de tomar a vacina, pois não são aplicados por veterinários, então não sabem se os animais tem condições de tomar essa vacina, se o animal estiver resfriado, tossindo, sem se alimentar bem ou teve alguma diarréia recentemente não vacine, espera melhorar e depois você o leva para tomar vacina.
Bahia Notícia: Os pets tem risco de contrair Covid-19 ou até a varíola do macaco?
Veterinária Carolina Salomão: Não, a varíola não e nem a Covid. A Covid-19, especificamente, é humana. Os animais tem o coronavírus deles, porém é diferente tanto pra gato como pra cachorro. Cada um tem o seu, e o ser humano também, é diferente!
Bahia Notícia: Doutora, pra quem quiser uma consulta e tratamento diferenciado para seus pets, onde encontrar a doutora Carolina Salomão?
Veterinária Carolina Salomão: Na Clínica Veterinária Amor Pet, ficamos localizados na rua 7 de Setembro, 29, perto do Bazar das Flores, entrando pra rua da igreja. Atendemos de segunda à sexta, até as 16:30 e aos sábados e domingos até 12:00. Acredito que até o mês de outubro teremos centro cirúrgico e internamento 24 horas pronto.
Entrevista: Junior Robocop
Edição e Texto: Philippe Peltier
Deixe seu comentário