O Sub-Tenente da Polícia Militar da Bahia (PMBA), Clóvis Souza da Silva, Comandante do Terceiro Pelotão em Santo Amaro e pós-graduação e gestão e legislação do trânsito, é um homem para além da farda. Além de sua contribuição para a segurança das rodovias estaduais do estado, o oficial é também responsável por uma das mais bonitas e importantes iniciativas de integração à cultura e cidadania da Bahia.
Líder do projeto por trás da Sociedade Filarmônica São Domingos, que já recebeu monção honrosa do Deputado Rogério Andrade Filho, o Sub-Tenente hoje luta para manter a entidade que anualmente resgata e livra crianças e adolescentes de condições de marginalidade e das garras da criminalidade atrás da música, da arte e da cidadania. Atualmente a Filarmônica fica sediada na Praça 04 de agosto, 17, no Centro de Saubara.
Desde 2003, quando o policial militar assumiu a direção da Escola Filarmônica, a qual havia se integrado com apenas 7 anos de idade, Clóvis esteve decidido em retomar o prestígio das Filarmônicas e dar a devida visibilidade à modalidade artística que tanta importância social tem para o município de Saubara, onde está sediada. No entanto, os desafios são muitos, como mesmo menciona o Sub-20 oficial:
“As dificuldades e obstáculos que a Filarmônica enfrentou e ainda vem enfrentando durante décadas, estão cada vez mais presentes haja vista que essa forma de manifestação da cultura tradicional não vem tendo reconhecimento e apoio de organismos público/privado em nossa cidade e, de modo geral, em boa parte da Bahia”, explicou.
A falta de apoio do poder público contrasta com o alcance social e sucesso da Filarmônica, que já participou e foi premiada em diversos concursos, iniciativas e eventos. “Nosso projeto faz muitas apresentações em teatros, tocatas até fora do estado, fomos em 1982, Vice-campeão do festival de filarmônicas da Bahia, em 2003 Campeões do grupo b no festival de filarmônica do Danneman em São Felix-Ba, e agora no dia 1º de dezembro fomos novamente Vice-Campeão do XII festival de Filarmônica da Bahia, nosso projeto ficou entre os semifinalistas do Prêmio Itaú – Unicef 2007 e com nosso projeto o atual presidente foi o 4º colocado no Prêmio Servidor da Bahia e em 2010 ganhou em primeiro lugar o Premio de Servidor Cidadão do Estado da Bahia”, destaca o sub-tenente Clóvis.
Filarmônica São Domingos
Projeto Sociedade Filarmônica São Domingos, 104 anos de trabalho social. A Sociedade Filarmônica São Domingos foi fundada em 12 de agosto de 1916 por Ananias de Moura Requião, com o intuito de incentivar a arte no município de Saubara, estará completando 100 anos em 2016, foi fechada em 1948, e só vindo a ressurgir em 1974.
A partir daí com implementação estrutural mais moderna e eficiente como banda de música e escola profissionalizante. Um dos seus mantenedores foi o Sr Ananias de Moura Requião, fazendeiro na época e chefe político, ele foi responsável pela doação de instrumentos musicais, fardamentos e uma casa que veio se tornar na sede da Sociedade Filarmônica São Domingos.
Atualmente, a Sociedade Filarmônica São Domingos é a única escola profissionalizante do município de Saubara, em um município aonde não há muitas expectativas de ascensão social, a Filarmônica, vem se firmando como uma das associações que mais contribui para desenvolvimento integral das crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Muitos deles são filhos de pescadores que, muitas vezes, tem que ajudar os pais na lida cotidiana fato que, configura-se como uma distorção que vem sendo combatida com ações que visam reduzir os índices de trabalho infantil.
Deixe seu comentário