As inscrições são online, de 23 a 26 de julho de 2024
O Ministério da Educação lançou o Edital do Prouni 2024.2. O programa oferece bolsas de estudo em faculdades particulares para estudantes de baixa renda. As inscrições são online, de 23 a 26 de julho de 2024, pelo site https://acessounico.mec.gov.br/prouni. Ao todo, serão disponibilizadas cerca de 243.850 bolsas dessa edição do Prouni.
Para participar do Prouni no segundo semestre de 2024, o candidato precisa ter realizado o Enem em 2022 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação. Além disso, não pode ter feito o Enem como “treineiro“.
Para concorrer às bolsas de estudo, o candidato deve cumprir ao menos uma das seguintes condições: ter cursado todo o ensino médio em escola pública; ter sido bolsista integral em escola privada durante o ensino médio; ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte como bolsista integral em escola privada, ou como bolsista parcial; ser pessoa com deficiência conforme a legislação; ou ser professor da rede pública, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia voltados à formação do magistério da educação básica.
Como se inscrever no Prouni 2024.2?
Para se inscrever no Prouni 2024.2, o candidato deve seguir os seguintes passos:
I – Realizar o cadastro no “Login Único” do governo federal e criar uma conta gov.br, se for o primeiro acesso, ou inserir CPF e senha, se já tiver uma conta gov.br;
II – Informar um endereço de e-mail e número de telefone válidos para receber comunicados sobre o processo seletivo do Prouni e outras informações relevantes;
III – Preencher seus dados pessoais e os dados do grupo familiar;
IV – Escolher até 2 opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, de acordo com a renda familiar bruta mensal per capita.
Quando vai ser divulgado o resultado do Prouni 2024.2?
O processo seletivo do Prouni 2024, será realizado em duas chamadas consecutivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no site do Prouni, nas seguintes datas: Primeira chamada em 31 de julho de 2024 e segunda chamada em 20 de agosto de 2024. Os candidatos poderão consultar o resultado das chamadas tanto no site do Prouni quanto nas instituições para as quais se inscreveram.
Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar a documentação necessária na Instituição de Ensino Superior (IES) para a qual foram selecionados, a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição e, se necessário, participar de processos seletivos específicos da instituição, conforme as seguintes datas: Primeira chamada, de 31 de julho a 14 de agosto de 2024; e segunda chamada, de 20 a 30 de agosto de 2024.
Qual a data da lista de espera do Prouni 2024.2?
Para integrar a lista de espera do Prouni 2024.2, o candidato deve manifestar seu interesse através da página do programa na internet, nos dias 9 e 10 de setembro de 2024. A lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior (IES) e pelos candidatos no dia 13 de setembro de 2024.
Os candidatos que tenham manifestado interesse na lista de espera devem comparecer às IES para entrega da documentação necessária, ou encaminhá-la virtualmente, a fim de comprovar as informações fornecidas na inscrição e, se aplicável, participar de processos seletivos específicos da instituição, no período de 16 a 25 de setembro de 2024.
Cronograma completo do Prouni 2024.2
•Inscrições: 23 a 26 de Julho de 2024
•Primeira chamada: 31 de Julho de 2024
•Segunda chamada: 20 de Agosto de 2024
•Lista de Espera: 9 e 10 de Setembro de 2024
•Resultado Lista de Espera: 13 de Setembro de 2024
Não se encaixa no Prouni? Saiba como conseguir uma bolsa de estudo de até 85%
Se você não se encaixa nos critérios do Prouni, como não ter feito o Enem, ter tido um desempenho insatisfatório ou não atender aos requisitos de renda, existem diversos programas de iniciativa privada, como o Educa Mais Brasil, que podem ser umaexcelente alternativa. Este programa está disponibilizando em todo o País + de 500 mil bolsas de estudo para cursos como Administração, Direito, Enfermagem, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Logística, Psicologia, Fisioterapia, Pedagogia, Farmácia, Serviço Social, Nutrição e muito mais. Os descontos podem chegar até 85% até o final do curso.
As inscrições são realizadas de forma online, de maneira gratuita e sem burocracia. Não é necessário ter feito o Enem nem comprovar renda. É uma oportunidade acessível para quem busca iniciar ou continuar a faculdade em instituições de qualidade. Para garantir sua vaga, basta acessar o site do Educa Mais Brasil e explorar as opções disponíveis.
Deixe seu comentário