A Luta e a Lei que deram sentido a regulamentação das cavalgadas em Biritinga, e a criação do Dia Municipal do Vaqueiro Nordestino: Tudo começou quando nos anos de 2017 e 2018, quando as cavalgadas foram proibidas pelo Ministério Público. Muitos donos de cavalgadas chegaram a ser notificados judicialmente, eram tratados como bandidos, então resolvemos buscar ajuda do MP estadual, através de Mario Solla – presidente do circuito Bahiano de cavalgada e Jorge Solla Dep. Federal, já que o estado não proíbe, ele regulamenta.
“Junto de Dr. Neimar Filho, após muita resistência do legislativo em colocar o nosso projeto de Lei em votação, ao qual, eu Leina Marques, mobilizadora cultural, representava os vaqueiros da cidade, junto a Tarcísio Lima, em seu primeiro mandato enquanto vereador. Conseguimos a aprovação por unanimidade da Lei 17/2017 que regulamenta a cavalgada no município de Biritinga e cria o Dia Municipal do Vaqueiro Nordestino.
Importante ressaltar que a união dos vaqueiros foi o que deu sentido a minha luta, cheguei a ser expulsa da Câmara, pois como filha, neta, irmã, e claro, vaqueira não desisti de representar nossos vaqueiros, juntei um acervo de cerca de 300 fotos, ao qual deu origem o nosso evento, que por falta de apoio só será possível esse ano com a participação da Secretaria de Cultura, através de Chicão, e do atual prefeito Gil de Gode”, afirmou Leina.
Em 2018, um ano após a legalização do projeto os vaqueiros se reuniram em uma praça da cidade chamada A Fonte, onde tudo começou, e deu origem a Biritinga, como diz o próprio hino da cidade: “os tropeiros que ali passavam deixava a vida e a tendência é aumentar”.
A Praça da Fonte é onde existia um pé de manga e água em abundância, existe até hoje, lá os vaqueiros passavam com seu animais, paravam para se refrescar e se alimentar, daí surgiu a cidade de Biritinga, antes chamada de Manga.
Após 4 anos será comemorado novamente o dia do vaqueiro com a nova exposição, tema: vaqueiro, a história e a Lei. O evento acontecerá nesta quarta-feira, na Praça da Fonte, à partir das 8:30.
Deixe seu comentário