Pescadores de São Francisco do Conde e Madre de Deus, ambas na Região Metropolitana de Salvador, encontraram nesta quinta-feira (28), novas manchas de óleo que surgiram na praia da região.
De acordo com um dos representantes dos Pescadores e Marisqueiras, o óleo já se espalhou por toda região, por falta de atenção dos órgão de Meio Ambiente.” Temos mais de 5 mil marisqueiras sendo prejudicadas nesse momento”, disse Tonel.
O temor por parte dos trabalhadores da pesca, é que ocorra a mesma situação de 2019, quando manchas apareceram em vários pontos do litoral baiano.
NOTA À IMPRENSA
São Francisco do Conde, 28 de julho de 2022.
A Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde informa que, desde o início da identificação das manchas de óleo nos manguezais da região, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SEINFMA, entrou em contato com órgãos e autoridades ambientais, mas, no entanto, ainda aguarda um posicionamento oficial a respeito do ocorrido.
Consciente dos impactos socioambientais provenientes das manchas de óleo e, tendo como objetivo a preservação do patrimônio natural do município e o meio ambiente, como o todo, a Prefeitura, em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, através da diretora Olívia Oliveira, recolheu amostras de óleo para análise, reafirmando, com isso, o seu compromisso com a transparência, a qualidade de vida dos franciscanos e o meio ambiente. Ações de monitoramento continuam sendo realizadas pela SEINFMA.
A Prefeitura se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Deixe seu comentário