Bahia Notícia participou na manhã de sábado (27) do Seminário sobre Autismo da APAAC, Associação de Pais e Amigos que cuida e trabalham em favor das crianças portadora do Autismo em Candeias.
O editor jornalista Junior Robocop aproveitou a oportunidade e realizou entrevista com Cris Sena, Fonoaudióloga Top Destaque em Candeias, que é a Presidente da APAAC.
Bahia Notícia: Cris, você como fono top destaque em Candeias ajuda essas famílias que tem algum tipo de caso de Autismo, fale-nos sobre esse grande seminário realizado pela APAAC hoje.
Cris Sena: Ser presidente da APAAC costumo dizer que não é fácil, pra mim mesmo que não tenho essa vivência do autismo na minha casa mesmo sendo profissional é bem difícil lidar com as emoções das mães e hoje a APAAC realmente deu um avanço e fez esse seminário para arrecadar brinquedos, porque nosso sonho é inaugurar o Centro de Autismo ainda esse ano, então foi um sucesso e em 3 semanas a gente já estava com quase todas as inscrições esgotas, passaram de 100 inscritos e pra gente é muito importante a APAAC pra essa família, hoje a gente já da atendimento de psicólogo, fono e psicopedagogo na nossa sede provisória, estamos querendo ampliar e estamos concorrendo também à utilidade pública do Estado, já conseguimos o daqui do município, conseguimos que o prefeito assinasse o convênio, então esse convênio que vai nos ajudar a poder movimentar esse centro.
Bahia Notícia: Em Candeias ainda há muito preconceito com relação as pessoas portadoras do Autismo e outros transtornos?
Cris Sena: Sim, a gente ainda tem muito! A gente tem lutado para esclarecer e nosso objetivo agora é fazer seminários, palestras, coisas que possam mostrar que essas crianças realmente tem alterações, mas que precisam ser respeitadas essas limitações deles, então temos crianças que sofrem preconceito dentro da escola, dentro do transporte alternativo, que as mães vão pra casa muito tristes, porque é uma briga diária, mas assim eu acredito que hoje a cidade de Candeias tem melhorado muito a questão da visão não só ao Autismo, mas a qualquer outra alteração, então o trabalho da APAAC é mostrar a sociedade que aqui nós temos não só autista, mas também síndrome de down, paralisia cerebral e a gente precisa fazer de tudo pra mostrar que a gente pode dar o respeito a essas crianças e ajudar também!
Deixe seu comentário