Saiba como aumentar a rentabilidade de sua empresa, cuidando da saúde de funcionários.
Você já parou para analisar o quanto seu negócio poderia ter uma maior rentabilidade, um melhor resultado se todos os seus funcionários, estivem com à saúde em perfeitas condições! Então, logo passa pela sua mente como devo fazer para aumentar a produção da minha e resultar em lucratividade?
Não basta contratar profissionais com excelente currículo, é preciso contratar profissionais com vitalidade. Porque ter apenas profissionais frequentes na empresa para cumprimento de uma carga horária, não trará grandes efeitos ao teu negócio. É preciso ter profissionais com vivacidade em realizar suas atividades laborais.
Profissionais com vivacidade são aqueles que apresentam boas condições de saúde. E é disso que toda empresa precisa para ter um ambiente com clima harmônico. Uma das causas da queda de produtividade e consequentemente da rentabilidade das pequenas empresas está relacionada à saúde do trabalhador.
A significação que salvaguarda à saúde do trabalhador da Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) diz que à saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Independe da ambientação que estejamos à saúde é um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social, conforme declaração universal dos direitos humanos.
O avanço tecnológico beneficiou muitos empreendedores no aumento da produtividade de seus negócios, com papel cada vez maior e de destaque como seus recursos humanos, mas de nada adianta, tantas ferramentas tecnológicas de última geração se não possuir pessoas capacitadas para operação dos equipamentos.
Portanto, você empreendedor que não se preocupa com a saúde de seus funcionários, este texto foi feito para você. Confira o que pode melhorar em seu negócio.
Alguns pontos que podemos destacar como melhoria são redução do absenteísmo motivado por doenças, redução de acidentes, garantia de empregados mais adequados à função com melhor desempenho, além de evitar futuras implicações legais pela falta de atendimento à sua obrigatoriedade, quanto à saúde do trabalhador.
Um bom início seria manter seus funcionários motivados e em condições de exercer as suas atividades, isso é essencial para a gestão de seu negócio.
Visto que, na ausência de um funcionário se há uma interrupção da atividade o que pode chegar até paralisar totalmente uma pequena empresa e que dificilmente será recuperada nos dias seguintes.
Imagine uma doceria cujo a doceira esteja doente e necessite faltar ao serviço por causa de uma doença! Com certeza, toda produção será prejudicada. Com a ausência de funcionários, há a necessidade da sua reposição, o que gera aumento de custos e necessidade de treinamento para o substituto.
Portanto, é responsabilidade do gestor ou dono do pequeno negócio preservar a saúde de seus colaboradores e fornece um ambiente de trabalho em perfeitas condições no que se refere à temperatura, umidade, ventilação e ergonomia são tópicos imprescindíveis para o bom funcionamento de sua empresa. Tá aí a importância da implantação de profissionais especialista na área de Segurança e Saúde do Trabalhador.
Muitas empresas acham que oferecer determinados benéficos, como alimentação, plano de saúde, plano odontológico entre outros basta. De nada adianta, oferecer todos esses recursos, se não houver investimento no ambiente de trabalho para minimiza os riscos de ocorrência de doenças relacionadas com o trabalho e de doenças que são adquiridas fora da atividade laboral, que o seu funcionário fique debilitado e apresente ausências e atrasos, trazendo impactos nas atividades de sua empresa.
As condições que você oferece aos seus funcionários, podem mudar o rumo de sua empresa, além de garantir a manutenção das condições de saúde para o melhor desemprenho das atividades de sua empresa. Acredite investir em saúde ocupacional é investir em bons proventos.
Para saber mais sobre Segurança e Saúde Ocupacional leia sobre a Norma regulamentadora NR7.
Esses serviços podem ser inseridos na sua empresa de forma terceirizada, como prestação de serviços.
Busque reduzir ou minimizar riscos, aumente a segurança dentro da sua empresa e proteja a integridade, a saúde e a capacidade de trabalho dos seus colaboradores.
Vanessa Cruz
Enfermeira, Coren: 510617
Especialista em Enfermagem do Trabalho
Especialista em Gestão Estratégica em Saúde
Consultora em ESO – Enfermagem em Saúde Ocupacional
Contato: 71-99263-3602
Deixe seu comentário