Por muito tempo a frase “Candeias não tem cultura” permeou o vocabulário dos munícipes. Embora contestável do ponto de vista conceitual, a frase sempre refletiu a revolta da população candeiense, devido à falta incentivo e espaços para as manifestações culturais na cidade, principalmente em comparações com a Capital, Salvador, e municípios circunvizinhos como Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e São Francisco do Conde. A nova gestão à frente da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Juventude, promete contribuir para mudar esse cenário, e as ações dos últimos sete meses alimentam as esperanças.
Liderada pelo Professor Cássio Vinícius, mestre em Arte, Educação e Gestão Cultural pela UIMP, Universidade com sede na cidade de Valencia na Espanha, a Secretaria de Cultura e Turismo vem se destacando desde a sua nomeação, em janeiro deste ano, pelo atual prefeito, Dr. Pitágoras. A SECULT tem montado uma agenda cultural que integra o povo, a arte e os artistas no fazer cultural, buscando democratizar o acesso à cultura por intermédio da execução de eventos públicos temáticos, políticas de capacitação, incentivo e valorização dos artistas locais e da institucionalização das políticas culturais.
A “nova forma de fazer cultura”, como costuma se referir à estratégia adotada por ele e sua equipe, é, segundo o Secretário, Cassio Vinicius, “uma ponte rumo a uma Candeias diferente, uma Candeias onde a cultura não apenas ‘exista’, mas se manifesta e tem vez”, diz. Foi com esse pensamento que conseguiu, com sanção do prefeito, a aprovação da Lei Nº 1002/2017, que dispõe sobre Sistema Municipal de Cultura, que, entre outras atribuições, cria um Fundo de financiamento da cultura e aponta diretrizes governamentais para as políticas culturais na cidade.
O calendário de eventos culturais de Candeias também tem chamado a atenção. O dia Internacional da Mulher, em março, foi amplamente celebrado em Candeias, com foco na valorização das artistas locais. O dia da Dança também não passou em branco e a população pôde contemplar o bonito trabalho de dançarinas e dançarinos de Candeias, da UNILAB e de toda a Bahia. Ainda, para a surpresa e alegria de muitos, a cidade retomou o calendário junino e promoveu o Arraiá do Aconchego, que levou milhares de famílias à Praça Doutor Gualberto nos dias 23, 24 e 25 de junho.
E as ações não pararam por aí. A capacitação dos artistas locais, com cursos, seminários e cadastramento tem sido uma das bandeiras da SECULT. Em parceria com o governo da Bahia, o órgão tem buscado arrecadar fundos, dar visibilidade e instrumentalizar os talentos candeenses, assim como, revitalizar espaços símbolos da cultura da cidade, como o famoso Mercado Cultural.
Em evento de comemoração ao Dia Mundial do Rock, apoiado pela SECULT, no último dia 16/07, o secretário comentou ao Bahia Notícia o segredo do sucesso do trabalho que sua equipe tem desenvolvido: “Diálogo. Temos diálogo direto com os artistas e a população de Candeias. Acompanhamos de perto e apoiamos as iniciativas culturais na cidade. Claro, com transparência, ética e com o apoio de nosso prefeito que tem especial atenção com a Cultura”.
Os elogios e o bom desempenho não sobem a cabeça do secretário: “O que conseguimos avançar ainda é pouco diante das demandas históricas que Candeias tem com relação à Cultura. Vamos seguir trabalhando com seriedade, dedicação, transparência e respeito por nossos artistas e nossa terra”, finalizou Cássio Vinicius, que até dezembro espera, junto a sua
equipe, promover novos eventos, angariar mais recursos e parcerias público-privadas para a Cultura, o Turismo e a Juventude e seguir com a implementação de políticas de valorização dos segmentos culturais existentes.
Foto: Jota Pierry
Deixe seu comentário