Uma das mais importantes manifestações da cultura da região metropolitana de Salvador virou “O documentário Bloco da Latinha”, sobre o bloco carnavalesco da cidade de Madre de Deus na Bahia, cujos integrantes, pescadores em sua maioria, saem às ruas vestidos com fantasias repletas de latas.
A história é contada por meio da narração de Aloisio, atual presidente do bloco e um dos seus fundadores, assim como de outros integrantes. O filme retrata todo o processo de criação das fantasias, além de apresentar os desfiles que percorrem longa extensão da cidade e provocam grande euforia nos moradores que aguardam sua ocorrência.
Os membros do grupo se reúnem no Recanto dos pescadores para a produção de parte das fantasias, assim como para a concentração do bloco e posterior comemoração. Chama a atenção a quantidade de latas de cada fantasia. Algumas chegam a ir além de 1000 unidades.
Por si só, o bloco é uma manifestação cultural que atrai os olhares daqueles que a assistem. O bloco, entretanto, não se restringe à questão estética. Destaca-se pelo seu caráter sustentável. O desfile se trata de uma intervenção que estampa a nossa realidade enquanto sujeitos consumistas, levando-nos a refletir.”
Direção: Louyse Gerardo
Deixe seu comentário