Matéria em resposta a Sandro Estrela, diretor do hospital municipal de São Francisco do Conde, que foi imprudente ao responder a matéria assinada pela enfermeira do município, Giane Marval, tentando se defender, mas ocultando as informações que a profissional da saúde, natural do município, conhecedora das dificuldades da saúde do municipal e principalmente do hospital local, divulgou.
O diretor tentou falar bonito ao escrever uma negação de suposta resposta. Sem sequer entender de comunicação falou que o nosso portal é desinformado, como se fosse matéria livre do Bahia Notícia, mas ao contrário, foi uma de denuncia escrita e assinada pela munícipe respeitada. O município vem ocultando a falta de preparo da Secretária de Saúde e da diretoria do hospital diante da COVID-19.
Confira o que o diretor respondeu a enfermeira qualificada de São Francisco do Conde:
“Boa noite. Essa notícia não é verdadeira. Meu nome é Sandro Estrela, eu sou diretor da unidade de São Francisco do Conde, e podemos garantir que essas informações estão TOTALMENTE distorcidas. Temos na unidade 383 funcionários, mais o quadro médico (cerca de 60); a qualquer sinal de que o colaborador é sintomático há afastamento da atividade com notificação e testagem. Foi iniciada, com o apoio da Secretaria de Saúde, a testagem em massa de todos os funcionários mesmo que assintomáticos, para diminuir as chances de contágio. A saber: estamos há três meses do início da pandemia, nosso número de colaboradores afastados foi baixíssimo. Para retorno laboral, os critérios são seguidos conforme orientação do Infectologista da unidade. No PA de Muribeca, pelos casos que surgiram, foi realizada por dois momentos a testagem de TODA a equipe e promovida a desinfecção completa da unidade, conforme os protocolos de combate ao Coronavírus. De longe, esta é uma atitude irresponsável, mentirosa e desmedida. Fazer uma declaração dessa monta sem vivenciar o que ocorre na unidade chega a ser desrespeitoso com os colaboradores que estão na linha de frente do combate à pandemia, todos os dias. O Hospital conta com TODOS os itens de segurança (EPI’s) e a equipe foi treinada devidamente. O baixo índice de contagio e nenhum caso grave entre nossos colaboradores prova isso. O fluxo para pacientes com sintomas de infecção pelo coronavírus foi imediatamente mudado, sendo tratados em local isolado e por uma equipe específica. Além de equipar leitos que são capazes de atender pacientes até que a Regulação para hospital de referência seja concluída, triplicamos o número de leitos para atender especificamente casos de COVID-19, com TODOS os equipamentos necessários. Jornalisticamente, seria importante vocês verificarem mais de uma fonte, e para tanto, estou inteiramente à disposição. Aliás, a funcionária citada não trabalha mais na unidade, e não podemos nem devemos entender suas motivações. Segue meu e-mail caso vocês se interessem pelas informações verdadeiras: [email protected]”.
Logo após, Giane respondeu ao Diretor:
“Meu querido você está fazendo o seu papel! Defendendo o seu emprego, normal. Não poderia agir diferente. Tenho o nome de 15 funcionários que foram infectados, alguns já curados! O que não vem ao caso! Sobre falta de treinamento eh uma queixa de todos que vem comigo falar. Se estou mentindo certamente você precisará vir com as contra-provas! Só quinta passada 03 funcionários testaram positivo em um único dia. Lamentável. Cuidem do nosso povo! Você não eh daqui, não conhece nossa realidade. Breve tem mais. Falou que a matéria é mentirosa, assumirá agora as consequências de sua fala infeliz! Forte abraço”.
O Bahia Noticia desafia o senhor diretor provar que a enfermeira está errada nas suas escritas, caso a enfermeira esteja errada o Bahia Notícia irá noticiar diariamente as ações do hospital. Se a matéria condisser com a realidade o diretor do hospital, como forma de admitir incompetência, terá que pedir demissão ou o prefeito da cidade tem que o demitir do cargo e o Bahia Notícia aguardará a nomeação de um novo e competente gestor para o hospital.
Deixe seu comentário