Bahia Notícia com exclusividade entrevistou
Carlonilson Cardoso, ex-vereador, ex-petroleiro e empresário de sucesso em Santa Bárbara e região .
Bahia Notícia: Quem é Carlonilson? E como começou sua história em Santa Bárbara?
Carlonilson Cardoso: Sou filho de Antônio Calasans de Oliveira, comerciante de fumo da região aqui de Santa Bárbara, minha mãe é Josefina Cardoso de Oliveira, mais conhecida como Dezinha, tenho 3 irmãos, hoje sou casado com Maria Isaura, tenho uma filha, Isis Estrela, que também reside aqui em Santa Bárbara e é formada em Biomedicina, coordenadora de Endemias do município. Eu sou nascido aqui em Santa Bárbara, comecei estudando no Colégio São José e com 17 anos fui para Salvador.

Bahia Notícia: Quando você se tornou petroleiro da Petrobrás em Mataripe criou grandes vínculos e amizades com todos que trabalhavam, construindo muito bem a sua história por lá.
Carlonilson Cardoso: Exatamente, eu fui para Salvador com 17 anos, porque aqui só tinha o primário e o ginásio, aí no segundo grau fui para estudar em Salvador e lá comecei a trabalhar, passei no vestibular e no primeiro ano de faculdade eu prestei concurso para a Petrobrás em 1982 e ingressei lá trabalhando por 33 anos, onde fiz realmente verdadeiros amigos e colegas de empresa. Em Candeias também fiz um grande lastro de amizades, até hoje sou uma pessoa bem querida em Candeias e Madre de Deus, deixando essas amizades fortes por lá.
Bahia Notícia: Você tem uma luta forte em defesa dos animais e atua forte na área de obras sendo um grande fiscal na Petrobrás, nos fale sobre sua atuação como vereador.

Carlonilson Cardoso: Eu nunca fui de estar a frente de mandato, eu sempre fui um político de bastidores, mas na política que Jailson Prefeito foi candidato na segunda vez e foi exigência do grupo que eu fosse candidato a vereador e eu me candidatei e fui eleito e depois reeleito, nesses dois mandatos eu procurei fazer o diferente, porque interior pequeno o mandato do vereador é muito assistencialista e eu procurei fazer o mandato realmente de vereador. Eu fui independente, sempre procurei aprovar os projetos que eram em benefício ao povo, os projetos que eu achava que não era bom para a comunidade eu votava contra, mesmo se fosse contra gosto do prefeito que eu era base do governo em um mandato e no outro eu fui oposição, mas nas duas vezes que fui vereador procurei pautar a realidade e a justiça e votava os projetos que eram em benefício para a população. No mandato que fui oposição teve dois projetos importantes que eu votei contra, porque achei que não era importante para o povo, foi o aumento da TIP (taxa de iluminação pública) na conta de energia , e a venda de 4 terrenos na avenida Patricio São Paulo, que é a maior daqui de Santa Bárbara e o prefeito solicitou que esses terrenos fossem vendidos para comprar um caminhão compactador e conseguimos barrar essa proposta do executivo, os outros todos votei a favor, pois eram projetos que vinham beneficiar o povo. Eu sempre fui a favor da transparência, Jailson, prefeito, eu era defensor ferrenho de prestação mensal das contas da prefeitura, na Câmara sempre fui um cobrador dessa postura do Presidente, e infelizmente não obtive êxito em nenhuma das duas, mas eu penso que um mandato transparente, prestando conta mensalmente, primeiro não vai ter problemas com o TCM e segundo vai estar sempre bem com o povo, porque o povo gosta que o prefeito e o presidente da Câmara preste contas do que foi dado a eles para gerenciarem, já que eles são simplesmente administradores do dinheiro do povo, não deles!
Bahia Notícia: Hoje qual a avaliação que você faz da gestão do prefeito de Santa Bárbara?
Carlonilson Cardoso: Avaliaria o prefeito Jailson como positivo, porque você tem conhecimento que de alguns anos pra cá a receita tem diminuído e as despesas no mínimo se mantém as mesmas e Santa Bárbara hoje vem sendo bem administrado, sempre surgindo obras, ruas sendo calçadas, hospital sendo reformado, salário dos funcionários rigorosamente em dias, as comemorações culturais como São João tem sido bem administradas e gerenciadas, então eu avaliaria o prefeito de 0 a 10 com uma nota 8, no momento.
Entrevista: Junior Robocop
Edição: Philippe Peltier












Deixe seu comentário