A Secretaria de Saúde informa que a VIEP desenvolve inúmeras ações, que vão da conscientização da população, em parceria com o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família e os PSF; aos mutirões de limpeza em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente passando pelas ações de inspeção e os bloqueios para pulverização de inseticidas nas áreas com foco maior do mosquito.
A VIEP aponta aspecto importante: “A população precisa entender que a responsabilidade não é só da Prefeitura. É de todos nós. Não podemos jogar lixo em terrenos baldios e precisamos recolher os objetos que podem servir de abrigo ao mosquito: baldes, latas, garrafas, copos plásticos, pneus, vasos, e até uma simples tampinha de garrafa. O combate à dengue começa em nossas casas”.
Além da limpeza dos quintais, a população também pode colaborar facilitando o acesso dos agentes de endemias, que farão a inspeção residencial, orientando os moradores. Os agentes fazem tratamento focal nos depósitos de água colocando larvicida para matar as larvas e o tratamento perifocal, borrifando inseticida nas paredes externas dos depósitos, eliminando possíveis criatórios do mosquito. As inspeções também são importantes para determinar o índice de infestação da área.
As ações de conscientização também são constantes. “Pedimos às pessoas que limpem seus quintais e coloquem o lixo na porta para o caminhão do lixo recolher”. Faça sua parte, limpe seu quintal e recolha os objetos que servem de moradia para o mosquito. A secretaria de saúde intensifica ações de combate à dengue em todo o município.
Deixe seu comentário