Bahia Notícia com exclusividade entrevistou novamente o médico Cardiologista Edelmiro Santos, do Hospital Dia Clima em Candeias, vencedor do Top Destaque em algumas edições.
Bahia Notícia: Doutor, fale sobre o famoso problema de sopro.
Dr. Edelmiro Santos: O sopro na verdade é um ruído que a gente ouve quando o sangue passa por qualquer orifício, então se ele passar dentro de uma válvula ele pode provocar um sofro, ou alguma má formação cardíaca que dê uma comunicação entre os dois lados do coração, isso é sopro, é o ruído.
Bahia Notícia: Muitos tem preocupação com a chegada do inverno, achando que isso causa problemas cardíacos, existe algumas indisposição cardiovascular por conta do frio?
Dr. Edelmiro Santos: O frio sim pode causar, tanto o frio quanto o calor excessivos podem causar alterações cardiovasculares, principalmente a nível de vaso, pode dar uma vasodilatação que é no calor ou uma vasoconstricção intensa que é no frio, mas nos casos extremos.
Bahia Notícia: Muitos leitores me perguntam qual a real causa de eu, Junior Robocop, lesionar a artéria vascular, por eu não ser idoso, sedentário ou obeso, porém eu sou ansioso, meio stressado, isso pode levar ao infarto?
Dr. Edelmiro Santos: O infarto é uma obstrução arterial, o stress por si só a gente chama de fator de risco, se você é stressado então você tem o fator de risco, ansiedade também!
Bahia Notícia: Minha família não tem histórico de infarto, eu por ter sido o primeiro posso puxar essa fila hereditária nela?
Dr. Edelmiro Santos: Pode, você foi o “premiado” para ter o infarto, mas não significa que todos que vem depois de você tenha que ter, mas existe a característica familiar e hereditária, quem vem depois tem a pré-disposição maior do que quem vem antes.
Bahia Notícia: Alguma pessoa sentiu uma forte dor no peito e achar que é gases, o que senhor recomenda para nossos leitores diante de qualquer suspeita de infarto?
Dr. Edelmiro Santos: Qualquer que seja a sintomatologia da pessoa procure logo um médico, sempre! Achar que é gases é um erro fantástico, não ache, procure um médico!
Entrevista: Junior Robocop
Edição: Philippe Peltier
Fotos: Paloma Ramalho
Deixe seu comentário