O São João de Serrinha, realizado pela Prefeitura Municipal de Serrinha, ocorreu durante os dias 21, 22, 23 e 24, sendo sucesso total! O evento foi exemplo de organização, segurança e estrutura. Na chegada do Estádio Mariano Santana (Marianão), local que recebeu pela primeira vez o São João da cidade, logo eram vistas revistas femininas e masculinas, com objetivo de assegurar a segurança dos cidadãos que foram curtir o show.
Grandes atrações como Maiara e Maraísa, Pablo, Solange Almeida e Mastruz com Leite chamaram a atenção da região, mobilizando milhares de visitantes à cidade durante os festejos juninos. Os artistas levaram o público serrinhense ao delírio com grandes sucessos da música nordestina e brasileira. Para se ter ideia do sucesso do festejo junino da cidade, a média de público nos 4 dias ficou em mais de 50.000 pessoas e no sábado, terceiro dia de evento, cerca de 60.000 pessoas compareceram ao Marianão para prestigiar o show das gêmeas mais estouradas do Brasil, a dupla sertaneja Maiara e Maraísa.
MUDANÇA DE LOCAL – A grande novidade do São João de Serrinha em 2018 sem dúvidas foi o local do evento, o Estádio Marianão foi muito questionado desde a divulgação da novidade, sobre a capacidade de acolher o público. Ponto para a gestão do Prefeito Adriano Lima que bancou a mudança e mostrou que o novo espaço ajudou e muito o São João de Serrinha em questões como conforto e segurança.
SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA – Misael Cunha Neto comentou em entrevista exclusiva sobre o assunto: “Foi um grande trabalho, um trabalho árduo, porque a gente tinha pouco tempo, tomamos por surpresa quando foi preciso tirar a grama do estádio e o prefeito uniu o útil ao agradável fez o São João aqui pela questão do espaço maior. A gente foi surpreendido com um metro e meio de lama em baixo do gramado, então a gente teve que fazer essa substituição, saíram mais de 800 caçambas de material de lama mesmo e plantamos o cascalho e a brita em cima da terraplanagem e estava aquela polêmica do povo achando que ia ter lama, que ia afundar e melar, e a gente deu essa garantia que podia chover, mas lama o chão não faria.”
PRIMEIRA DAMA – Em breve entrevista ao Bahia Notícia, Marcele Lima falou um pouco sobre o São João da cidade: “O São João de Serrinha estava perdido a mais de 10 anos e no ano passado já tinha sido excelente, esse ano foi fora de cogitação. A todas as pessoas que ficaram subestimando o espaço, dizendo que não ficaria pronto, ou que a chuva ia fazer lama, alguma coisa assim, a gente só tem que agradecer pelo apoio de ter subestimado e de ter visto a coisa diferente, a festa está linda, o piso está lindo, não teve lama em momento algum. O espaço está excelente, os barraqueiros estão agradecidos, a população está sorridente e eu realmente não ouvi uma única pessoa sequer que tenha se queixado do espaço. Ano que vem o evento continuará sendo gratuito, mas tentaremos levar a população mais para o lado social, para trazer 1kg de alimento, trazer um agasalho, um cobertor que não usa mais e isso a gente tem que fazer para o próximo, não é para o prefeito, nem para prefeitura e não para a primeira dama, a gente tem que fazer para o próximo, para os vizinhos da gente, para o nosso bairro, para as pessoas mais carentes e isso a gente tem que buscar fazer sempre.”
COMÉRCIO INFORMAL – O comércio informal foi fonte de renda para Serrinha durante o São João, sendo bom para todo mundo, inclusive para os catadores de lata, que tiraram sua renda com as latinhas de cerveja durante os quatro dias de festa. O vendedor de Picolé Zé Paulo, é filho da terra, morador do bairro da Vaquejada, e aproveitou a oportunidade dada pelo Prefeito Adriano de Lima (liberação dos catadores de lata no evento) para complementar sua renda.
SECRETARIA DE SAÚDE – Para os festejos juninos de Serrinha foi montado um Posto de Saúde, totalmente equipado, com suporte de duas ambulâncias, contando com uma equipe de médicos e de enfermagem. Durante os quatro dias de festa foram realizados 24 atendimentos, mas desse total nenhum com gravidade. Dados informados por Simone Goes, Diretora Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha.
SEGURANÇA – O 16° Batalhão de Polícia Militar informou oficialmente, por meio do competentíssimo Tenente Coronel Gilson Paixão, que houve uma redução dos índices de ocorrências no São João de Serrinha. Veja o gráfico:
PREFEITO DE SERRINHA – Por fim conversamos com o Adriano Lima, que falou sobre o resgate dos festejos juninos na cidade, sobre a mudança de local e sobre sua gestão a frente da cidade: “Uma questão logística, o espaço que a gente tinha eram de 9.400m² na área da Luiz Nogueira, em que tecnicamente, a gente não usaria todo porque tem uma parte do abrigo, tem o coreto e ainda tem algumas árvores que empatam um pouco daquele espaço. A gente está vindo para uma área hoje de 23.500m², então a diferença é absurda, é uma área que hoje aqui na prática é uma área para 70/75 mil pessoas, então a gente traz para cá, para justamente fazer isso, dar conforto e dar segurança. A abordagem de segurança que a gente faz aqui hoje numa festa como essa, numa área que é toda murada, a gente inibe muito uma ação de alguém que venha com má intenção de brigar, de atingir alguém seja com uma arma de fogo, seja com uma arma branca, então nós estamos fazendo dois pontos de revista, um na primeira etapa de entrada da festa, outra na entrada do estádio, transmitindo toda segurança, ouvi muito aqui pessoas me falando que parecia que estavam em uma festa fechada, uma festa de camisa, como se fosse uma festa de elite, mas não é. Isso me deixou muito satisfeito, porque a sensação que muitos estão tendo aqui é de plena segurança numa festa pública. Minha pretensão maior política é o município, eu estou aqui hoje para exercer um cargo até o final de 2020, pretendo fazer meu mandato da melhor maneira possível, sempre prezando o Serrinhense, nunca vou me esquivar de ter um relacionamento com quem for que venha trazer benefício para a cidade de Serrinha, então eu acho que Serrinha que é o motivo disso tudo, é a cidade que graças a Deus eu vivo e pretendo ficar o resto da minha vida. Então tenho que tratar ela bem e passar para outra pessoa da melhor forma possível também, para que ele possa ter os horizontes, para que não chegue para governar o município como cheguei e vendo tanta escuridão, sem ter uma oportunidade de nem achar que tinha uma luz no fim do túnel. Tenha certeza que Serrinha vai ter uma excelente gestão, botando Serrinha nos trilhos e sei que ela vai prosperar muito”.
Confira algumas fotos do público curtindo o São João de Serrinha:
Matéria por: Philippe Peltier
Entrevistas: Junior Robocop
Deixe seu comentário