Com 22 anos de experiência, produtor destaca a importância do planejamento, envolvimento e inovação na festa.

Durante audiência sobre a situação da Micareta de Feira, Antônio Dyggs, um dos principais produtores culturais da cidade com mais de duas décadas de atuação, fez um discurso forte e carregado de reflexões sobre o futuro da festa. Aos 41 anos, ele relembra seu início no tradicional barracão de Direito e ressalta a importância de discutir a micareta de forma contínua, além dos períodos festivos.

Dyggs destacou que o maior desafio atualmente é resgatar a autoestima dos feirenses em relação ao evento. Para ele, três palavras são essenciais: autoestima, profissionalismo e saudosismo.
“Se a autoestima está baixa, nada anda. Se a gente não se organiza e não planeja, não consegue patrocínio e perde o fôlego da folia. E se ficarmos presos ao saudosismo, deixamos de entender que as pessoas mudam, e a festa precisa acompanhar isso.”

Ele reforçou a necessidade de um planejamento anual, envolvendo artistas, imprensa, empresários e foliões, para que a cidade recupere a vibração de antigamente. Como estratégia, propôs a mudança da data da micareta para o segundo semestre – preferencialmente em novembro, para fugir das chuvas de abril, aproveitar melhor o calendário e garantir recursos de patrocinadores com antecedência.
“Feira de Santana é uma cidade enorme, e quem vai fazer a micareta grande de novo é o próprio povo feirense, com autoestima em alta, falando da festa nas redes sociais, se programando e convidando gente de fora. Isso só se constrói com planejamento, não com pouco tempo.
Citando exemplos de carnavais fora de época pelo Brasil, Dyggs ressaltou que as maiores festas de sucesso acontecem no segundo semestre, quando há mais dinheiro circulando após Carnaval e São João.
Apesar de preocupações por datas eleitorais, ele apontou que o calendário costuma favorecer a realização em novembro, uma vez que raramente há eleições nesse período.
Por fim, deixou uma mensagem inspiradora:
“O jogo só vira quando a autoestima do povo em relação ao evento está alta. Planejar com antecedência, envolver toda a comunidade e não temer mudanças. Assim, a Micareta de Feira volta a ocupar seu lugar de destaque.”
- Leia mais sobre a Micareta de Feira 2025 no Portal Regional Notícias.
Deixe seu comentário