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20 de Maio – Dia Mundial do Jeans e muitos motivos para amá-lo

Tatiana Peltier Por Tatiana Peltier
20 de maio de 2024 às 20:11
em Notícias
20 de Maio – Dia Mundial do Jeans e muitos motivos para amá-lo
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Por: Tati Peltier – Jornalista/Colunista de Moda e Entretenimento Fashion

Hoje, (20), é o Dia Mundial do Jeans! O produto mais democrático do mundo faz aniversário e a felicidade é toda nossa, pois, quanto mais o tempo passa, mais incrível ele fica!

A peça surgiu em 1873, quando os norte-americanos Jacob W. Davis e Levi Strauss a criaram, o que eles não imaginavam é que ela se tornaria fundamental na economia, na moda, na valorização do algodão e que nós não viveríamos sem ela. 
E para parabeniza-la selecionei alguns grandes motivos para lembrar a sua importância.

O Brasil tem uma das principais cadeias produtivas de jeanswear do mundo. E, com uma estrutura produtiva desse tamanho, a oferta do produto em nosso país conta com um ilimitado potencial de crescimento! 
Você sabia que o jeans, sozinho, atualmente responde por 11,3% do consumo de roupas no varejo nacional e que movimentou quase R$ 22 bilhões em 2020, mesmo sob os efeitos da pandemia no mercado de moda?
De acordo com a pesquisa do site Mordor Intelligence, “O mercado de jeans deverá crescer de US$ 101,94 bilhões em 2023 para US$ 125,10 bilhões até 2028, com um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 4,18% durante o período de previsão (2023–2028).” 
Basta observarmos as inúmeras variedades expostas nas vitrines das lojas: calças, jaquetas, croppeds, camisas, shorts, saias, tênis, bolsas, acessórios e até botas.

Outra pesquisa realizada pelo IEMI Inteligência de Mercado, solicitado pela marca parceira Vicunha, em 2021, com 800 pessoas acima de 16 anos, apontou o jeans como a peça mais democrática do mundo, além de ter sido considerada um “modelo de vida híbrido”, ao funcionar tanto no home office, quanto no trabalho presencial em escritórios. E para nós brasileiros, o Dia Mundial do Jeans é todo dia, sim!  

O jeans é uma das roupas mais usadas pelos brasileiros, chegando a vestir mais de 90% da população, fato que o consagra como um produto atemporal que ultrapassa os limites geracionais.
Embora outros itens tenham um lugar significativo no coração dos brasileiros, a verdade é que o jeans é quem abrange todas as classes sociais e econômicas sem distinção, mostrando que o algodão é realmente a fibra que acolhe, conforta e veste a nossa gente.

O Jeans é reciclável e sustentável, quando Charles Bergh, CEO da Levi Strauss, afirmou não lavar seus jeans com frequência e salientou a importância da conscientização do uso da água, a internet foi à loucura, mas se pararmos para pensar, qual a necessidade de higienizar frequentemente um material tão estruturado?

Para equilibrar os insumos utilizados na produção do jeans, algumas iniciativas apresentam soluções práticas e responsáveis para continuar usando e abusando do produto, como upcycling, tingimento natural, reaproveitamento da água, reciclagem de tecidos e produção certificada. 
Marcas como a Renner, por exemplo, lançou a edição Re Jeans, uma coleção confeccionada no conceito de economia circular que logo virou o selo Re-Moda Responsável que passou a assinar todas as ações da empresa na área de sustentabilidade.

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Coleção Renner 2018

A Malwee apresentou o projeto “Água Para o que Importa” produzindo calças jeans usando apenas 300ml de água. Esse conceito, reduziu 98% do uso de água na produção em parceria com a startup Água Na Caixa, que produz a água mineral carbono neutro do Brasil, envasada em caixinha reutilizável e 100% reciclável.

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Coleção Malwee 2022

Além de tudo que já citei, a peça é democrática e responsável, pois
a fibra brasileira é cultivada de forma responsável, 82% da sua produção possui certificação socioambiental e mais de 90% de nossas plantações dependem apenas da água da chuva para se desenvolver. 
Ou seja, a maioria das peças jeans brasileiras fazem parte desse sistema produtivo que movimenta a economia e contribui para uma moda consciente e responsável. 

O ABR, Algodão Brasileiro Responsável, implantado pela Abrapa, garante a sustentabilidade da nossa fibra através de três pilares: ambiental, social e econômico. Além disso, o ABR atua há mais de 10 anos em benchmarking com a Better Cotton Initiative (BCI). Na prática, isso significa que, no Brasil, para ter o licenciamento internacional, a produção precisa ser certificada ABR, que une 51 critérios mínimos de produção da BCI, os mesmos usados no mundo inteiro, e outros 132 adicionais relacionados com a nossa legislação. 

Você sabia que o Jeans rastreável existe e que ele é todinho nosso?
O SouABR é um programa que entrega a rastreabilidade total de produtos em algodão, garantindo a certificação socioambiental da origem da fibra e mostrando toda a cadeia responsável pela produção. 
E como a peça é a queridinha, amada e idolatrada por nós brasileiros e feita com a nossa fibra, a Renner, C&A e a Youcom foram as primeiras convidadas á lançarem as primeiras calças 100% do Brasil.
Mas como isso é possível? Através de uma tecnologia que permite acompanhar todo o ciclo produtivo, do cultivo do algodão à fabricação das roupas. 
Isso conota confiança e credibilidade ao consumidor final e uma nova forma de ver o jeans sendo produzido com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

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C&A lança jeans rastreável pelo programa SouABR

Em 2023, o jeans fez 150 anos e houve muitas comemorações, foi quase como o aniversário de uma celebridade, onde as pessoas fizeram suas manifestações de amor virtuais, prestaram homenagens, fotos, vídeos e tudo mais o que uma grande estrela merece.

Na edição N56 da SPFW, só se falou nele. Afinal, o maior evento de moda do Brasil não poderia deixar de exaltar essa peça que já esteve milhares de vezes nas passarelas, fazendo parte das coleções de pequenas e grandes marcas. No dia Mundial do Jeans do ano passado, aconteceu um “Tributo ao Jeans”, um desfile exclusivo onde 28 marcas, estilistas, tecelagens e fiações prestaram suas homenagens.

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Por fim, mas não menos importante, o Dia Mundial do Jeans é cercado de fatos importantes que contextualizam com a nossa história.

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Desde o seu início, quando foi designado para ser o uniforme dos trabalhadores, ou atualmente, quando o usamos, seja para uma entrevista de emprego, um date especial ou até num look despojado para ficarmos em casa.
Não restam dúvidas, o jeans é uma das peças do vestuário roupas mais utilizadas pelos brasileiros. Ele é um clássico, atemporal e ancestral.

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Viva o Dia Mundial do Jeans!!!

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Tags: Dia Mundial do JeansJeans
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Tatiana Peltier

Tatiana Peltier

Jornalista de Moda do BN desde 2019, especialista em Moda, Imagem e Estilo Pessoal.

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