Junior Robocop, editor-chefe do Bahia Notícia, entrevistou a vice-prefeita de Conceição da Feira, Marlene Marques, mulher trabalhadora e atuante na luta em defesa dos direitos das pessoas do campo, dos produtores rurais. Ela falou ao Bahia Notícia sobre suas ambições no cargo, suas realizações e os principais pontos que vai buscar melhorar na cidade par trazer o crescimento para Conceição da Feira. Confira:
Junior Robocop: Marlene, essa é a sua primeira vez falando para o portal Bahia Notícia, que tem um grande público aqui em Conceição da Feira e em toda região sisaleira. Como você está se sentindo após esses início de trabalho e qual sua expectativa para o seguimento do mandato?
Marlene Marques: É um prazer, né? Estar participando desse momento, um momento ímpar para mim porque a Marlene do sindicato veio do movimento social, do empoderamento das organizações sociais, e se colocou no cenário de participar do pleito político por entender que a capacidade fazer uma boa gestão é para pessoas que querem o bem do município acima do seu próprio bem, e foi a falta de oportunidade para o homem e a mulher do campo foi o que me fez entrar para a política. Eu sempre costumo dizer que foi pela dor que eu decidi entrar para a política, não foi por amor, eu fui para lutar para que a zona rural seja vista com mais respeito e igualdade, então os movimentos sociais, sindicatos e associações quiseram colocar o meu nome e eu só tenho agradecer por essa confiança depositada em mim e estou buscando retribuir com ações. Então, eu tenho me sentido muito a vontade, João com toda sua juventude, vontade de trabalhar e inteligência de gestão me colocou como Secretária de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente, onde me sinto bem e posso contribuir da melhor forma porque eu vivo a agricultura familiar, e é por isso que não vejo como um trabalho, pois me sinto muito feliz com o que estou fazendo. Cada vez que a gente chega em uma zona rural com o projeto de aração de terra, que as pessoas veem como algo inédito e João viu como um projeto que nós colocamos na nossa campanha e que estamos honrando o compromisso, isso é um projeto de uma gestão que tem o entendimento de que o mandato passa, mas nós estamos deixando frutos para as futuras gerações.
Junior Robocop: João ressaltou em uma conversa comigo, que uma das importantes pautas que ele está conduzindo nos próximos dias é na melhora da produtividade do home do campo, visto as chuvas fortes que está previsto nos próximos dias. Foi esse olhar visionário que te fez escolher estar junto nesse projeto de gestão de João?
Marlene Marques: Eu sempre coloquei que embora tivesse recebido quatro convites e João ter sido o primeiro a chegar, 2 anos antes, ele entendeu que a agricultura familiar era uma pauta que poderia vir efazer a transformação junto ao jovem progressista que era ele, então foi a identidade com o projeto que fez os movimentos sociais e as associações quererem estar com João, e hoje eu tenho a certeza que estou no melhor projeto, que a nossa decisão, minha aliado aos produtores rurais, as pessoas que levantaram essa bandeira estava correta.
Então, nós colocamos a receita, que era fortalecer o campo, fortalecer as indústrias, quebrar o preconceito que o agricultor, a pessoa da agricultura familiar sofre, que eu posso sim estar vice-prefeita, e poder mostrar que o que vale é a vontade de fazer acontecer.
Então, tudo isso é único, eu falo pra João sempre que a cada local que nós chegamos para entregar as sementes as pessoas querem abraçá-lo, agradecem pela importância da semente chegar junto com a chuva nesse momento tão difícil, e graças a confiança que o povo nos deu nós podemos estar fazendo esse rico trabalho, vendo o povo pedir para que ele participe da festa da colheita, estar lá e comemorar junto com o agricultor porque essa vitória é do conjunto, é da parceria firmada entre o povo, o agricultor e a visão progressista de João.
Junior Robocop: Quais propostas vocês estão trazendo pra ajudar os avicultores do município a crescer cada vez mais?
Marlene Marques: Nesse momento, uma das primeiras ações é a secretária do meio ambiente fazer a licença ambiental, que eram feitas através do portal do sertão. Ontem eu estava recebendo quatro projetos de avicultores que iriam levar 1 ano, 6 meses para ser feito e hoje vai ser possível fazer em 30 dias, então eu acho que dessa forma a gente pode tornar tudo mais fácil para essas pessoas que desenvolvem um trabalho de muita importância no município. Nós temos que dar as ferramentas para que eles ganhem mercado, atinjam uma maior qualidade no produto que é entregue cada vez mais.
Junior Robocop: Marlene, deixe para o seu povo de Conceição da Feira uma mensagem especial para o dia da Mãe e para esse mês de maio.
Marlene Marques: Quero dizer para os nossos conceiçoenses que acreditem. Eu sou mãe, tenho uma filha de 8 anos e acredite que nós vamos fazer o melhor para as futuras gerações. Então peço para todas as pessoas que acreditem, acreditem em si, no seu potencial e no das outras pessoas, acreditem em um futuro melhor e pedir as mães que rezem, por seus filhos e por nossa sociedade, porque o mundo melhor se constrói também com o amor de uma mãe.
Deixe seu comentário