Junior Robocop, editor-chefe do Bahia Notícia, realizou uma entrevista histórica ao conversar com Bosco, atual proprietário do Armázem Brasileiro, um dos principais pontos comerciais de Maracangalha desde 1930, onde os moradores costumavam dizer “vende do alfinete ao caixão”.
Bosco é filho de Renério de Oliveira Lima, que passou a ser proprietário do local em 1948, quando deu o nome de “Armázem Brasileiro”. Ao ser perguntado sobre a história da origem do lugar, Bosco disse: “Aqui era de Paulo Rosa, e meu pai era funcionário dele, mas ele decidiu ir para Salvador, pela educação para os filhos, então ele passou o Armázem para meu pai, que me chamou pra vir trabalhar com ele, eu estudava em Salvador, vim para cá e por aqui fiquei, depois que meu pai morreu eu fiquei com o Armázem”.
Ele também falou do sucesso que o lugar faz fora de Maracangalha, sendo ponto turístico e sendo até cenário de filmes e seriados. “Aqui já vieram o pessoal do programa Casseta e Planeta, fizeram três filmagens aqui, cenas de filmes em Salvador foram gravados aqui e passaram até na Austrália, Zorra Total teve cenas gravadas aqui e muitos outros”, afirmou.
Sobre a continuidade do Armázem para o futuro, Bosco disse: “Acho difícil os meus filhos virem cuidar do Armázem, talvez a minha esposa, os meus filhos duvido. Talvez eu passe para uma outra pessoa, irei decidir mas só não posso deixar isso aqui morrer”.
E você, conhece Maracangalha?
Distrito de São Sebastião do Passé, famosa e imortalizada pela canção de Dorival Caymmi, Maracangalha, de 1957, que apresentou esta pequena vila para o mundo através de sua canção.
Tem como atração a praça Dorival Caymmi, em formato de violão, a Capela de Nossa Senhora da Guia, inaugurada em 1963, reúne devotos em torno da imagem da protetora da vila, sendo que no mês de janeiro, recebe os fiéis em festejos para a santa com missa, procissão e lavagem das escadarias; e as ruinas da Usina Cinco Rios, fundada em 1912, que tornou-se uma das mais tradicionais do Recôncavo Baiano e já chegou a produzir 300 mil sacas de açúcar por ano e a absorver mão-de-obra de mais de 1000 trabalhadores, sendo responsável por 75 anos de movimentação na vila, hoje encanta visitantes com seu passado.
Outro grande potencial de Maracangalha em São Sebastião do Passé, é o jovem apaixonado por animais, Lucas Adriano, visto como audacioso em recuperação de animais, que tenha sofrido danos por maus tratos.
Exemplo, Equinos, Lucas Adriano, meio psicólogo em tirar traumas causados por maus tratos, O jovem tem outro potencial em recuperação a estrutura física dos animais em média de 45 dias e um bom especialista em montaria com qualidade.
CTE Lucas Adriano em Maracangalha, está virando referência no estado.
Deixe seu comentário