O prefeito de Serrinha foi eleito um dos 100 melhores Prefeitos do Brasil.
Em premiação realizada pela União Brasileira de Divulgação (UDB), o prefeito da cidade de Serrinha, Adriano Lima (PMDB), ficou em 65° lugar entre os 4.920 prefeitos avaliados no Brasil, sendo o 8° melhor prefeito da Bahia. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), foi qualificado como o melhor prefeito do nosso estado.
Adriano já havia sido premiado meses atras em os três melhores do Brasil pela boa gestão pública a frente da prefeitura de Serrinha. Desde que assumiu o mandato, o prefeito tem enfrentado o grande desafio de responder às determinações da Justiça sem prejudicar as centenas de famílias de feirantes que comercializam seus produtos nas ruas de Serrinha, principalmente depois que a Justiça impôs ao município uma multa diária de dois mil reais.
O município tem recebido importantes ações da gestão do médico que assumiu a prefeitura que beirava a falência. O gestor tem esperança de tornar Serrinha melhor a cada dia. Mesmo com as dificuldades, Adriano visa tornar o comércio mais forte. Através do Turismo onde o São João, resgatado no ano passado pelo próprio, e a tradicional Vaquejada favorecem não só o comércio local, como também os ambulantes, e o setor imobiliário com aluguel de casas para temporadas e o setor hoteleiro com a vinda de turistas para os eventos.
A multa diz respeito ao que se entende como descumprimento da determinação judicial que pede a retirada das barracas das ruas e avenidas da cidade, particularmente da área que compreende a tradicional Feira Livre de Serrinha. A origem do problema repousa na irresponsabilidade da última gestão, liderada pelo ex-prefeito Osni Cardoso (PT), que absteve de realizar as medidas necessárias ao ordenamento público e expôs o orçamento do município.
Apesar da complexidade do tema, o atual prefeito tem buscado alinhar a necessidade de obedecer à determinação judicial, e, ao mesmo tempo, não retirar de milhares de pessoas a renda que garante o sustento de suas famílias. Por isso, desde setembro do ano passado o prefeito e sua equipe tem reforçado o diálogo com os feirantes. Além dos diálogos, medidas concretas vêm sendo tomadas no sentido de viabilizar áreas específicas para a comercialização dos produtos.
Junto à reforma do popular Mercado José Santana Lima, Adriano Lima criou o Bolsão, no centro da cidade, oferecendo condições para a comercialização regular no local. Todas as ações de prevenção e baseadas no diálogo buscam melhorar o ambiente urbano para pedestres, veículos e comerciantes, além, claro, de evitar o comprometimento de recursos públicos com multas por descumprimento de determinação judicial.
Por: Philippe Peltier – Jornalista
Deixe seu comentário