O Desfile da Resistência, que é o maior evento negro da moda de Salvador, por ser todo composto por pessoas pretas, da produção, aos estilistas, empreendedores e modelos envolvidos, aconteceu no último sábado, dia 02/04 no Forte de Santo Antônio, mais conhecido como Forte da Capoeira do Santo Antônio Além do Carmo.
O evento teve como objetivo dar visibilidade às marcas de empreendedores negros, para fortalecer o movimento Black Money, estabelecendo um ponto de diálogo através da moda, marcado por um encontro de potências e belezas negras, seja na passarela ou na produção de eventos de moda, ressaltando e potencializando a força da beleza negra e a afirmação da excelência da Produção da Moda Preta. É união de marcas pretas para um crescimento coletivo, luta, beleza negra exaltada, poder para reescrever a história com tons de liberdade.
Tendo o caráter coletivo, o Desfile da Resistência, contou com a exposição de marcas de vestuários e acessórios, reforçando assim, a ideia da importância da coletividade da luta negra, para o seu fortalecimento e crescimento.
O desfile contou com mais de 100 modelos que exaltaram a beleza negra, deixando-a em lugar de destaque, quebrando padrões e revolucionando a passarela. O desfile aconteceu com pocket coleções, dividido em blocos, de acordo com o tema proposto, Dj, apresentações artísticas e filmagem, que foram exibidas nas redes sociais, tudo respeitando aos protocolos de segurança.
A direção e produção do evento é assinada pela Black Produções, produtora toda composta por pessoas pretas, mostrando assim, a competência e pertencimento das pessoas negras em toda e qualquer área e ambiente, bem como em grandes produções de moda.
O tema do Desfile da Resistência 2022 foi “GUETO: AS RUAS FALAM”. A moda traduzindo as diversas vozes dos guetos, comunidades, favelas, periferias, através das falas das ruas e da sua criação de tendências e quebra de padrões, da sua própria moda. Barulhos emitidos de seus manifestos, subversões, inquietudes e posicionamentos, de sua arte pulsante, em suas diversas e ricas vertentes com sons de tambores que ressoam da pátria mãe.
O Estilista Wagner Lacerda – @Wagner_lacerda_atelier, trabalhou com desenvolvimento de moda inspirada no agênero afro-futurista e amerindia no desfile da resistência. A marca mostrou em estampas referências de grandes nomes do movimento negro mundial e nacional como: Nelson Mandela, Malcon X, Martin Luther king, Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares, Lula, Angela David, Mariele Franco, além das icônicas, Elza soares e Grace Jones. O Estilista utilizou acessórios contemporâneos junto à estampas étnicas variadas com muito do Gueto Luxo.
Um aquilombamento de vozes pretas que reverberam pelas ruas cheias de força, atitude, estilo e personalidade – e não alegóricas e estereotipadas como muitos os tentam reduzir – e se refletiram, se fazendo ser ouvidos e vistos pelos quatro cantos da cidade, sejam nas vias principais ou transversais, sejam onde sempre foram e são maioria e nunca foram aceitos.
E nesse Desfile deslumbrante, vestiram as ruas deles mesmos, fazendo barulhos que reverberaram além dos guetos, mostrando todo o seu poder a ser ouvido, visto e desfilado pelas ruas.
VALORIZEM O EMPREENDEDORISMO NEGRO!!
Sigam as marcas e conheçam os trabalhos incríveis que realizam!
@1click_franca
@blackatitudeoficial
@igartmodas
@geracaoblackofc
@lu_samarato
@negrasilacessorios
@ofa.nish
@candacesmodaafro
@jhonmodaafrente
@dihmoraiss
@silvianegra_artesanato
@jpexclusive01
@negalu_acessorios
@marcelomoura.mm
@tonsdaterrafashion
@tabompravoce
@wagner_lacerda_atelier
@malungobrasil
@lojachato
@drop.a.r.t
@pjtmodels
@focusmodaproducoes
@jovensperifericos
@projetomerakimodels
@iagolopesfotografias
@ms_fottos
@fotografiafagundes
@djtaubr
@f_dsenna
Coluna: @tatipeltier
Produção: BLACK PRODUÇÕES
Fotos: Tiago Medeiros @pandafotoslife
Deixe seu comentário