Francisco Manuel da Silva (1795-1865) teve grande destaque na vida musical do Rio de Janeiro no Século XIX. Foi cantor da Capela Real desde 1809 e, posteriormente, violoncelista. Foi um dos fundadores da Academia Imperial de Música, da Academia de Ópera Nacional, da Sociedade Beneficência Musical e Conservatório Imperial de Música, que se tornou o Instituto Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Foi aluno de José Maurício Nunes Garcia e de Sigismund Neukomm.
Sua obra mais conhecida como compositor foi a melodia do atual Hino Nacional Brasileiro, primeiro como uma marcha patriótica, comemorando a Renúncia de Dom Pedro I em 1831, sendo posteriormente oficializado como hino da Coroação do Imperador Dom Pedro II em 1841. Em 1843 a melodia foi usada no Casamento de Dom Pedro II com Dona Teresa Cristina com letra do poeta Carlos Augusto Taunay.
Com o passar dos anos o Hino da Coroação de Dom Pedro II passou a ser denominado como “Hino Nacional Brasileiro”, e apenas sua melodia era tocada nas cerimônias públicas, como nas festividades do Fim da Guerra do Paraguai e na Promulgação da Lei Áurea.
A coroação de Pedro II, junto à ascensão dos conservadores ao poder, também levou ao ressurgimento do Hino à Independência, composto por Pedro I para ser o hino oficial da nova nação, bem como de sua figura como “herói” nacional; isto certamente levou ao esquecimento da letra de Carvalho e Silva, bem como a celebração do 7 de abril como data a ser comemorada.
Depois da Proclamação da Republica teve sua letra modificada por Osório Duque-Estrada em 1922 se tornando o atual Hino Nacional Brasileiro. Fonte: Latin American Classical Composers: A Biographical Dictionary.
O Hino de Coroação de Dom Pedro II: https://youtu.be/cOeh9sROj_c
Melodia do Hino Nacional Brasileiro:
Deixe seu comentário