Foto de Capa: O pré-candidato a governo Geraldo Júnior, seu filho Mateus, pré-candidato a deputado estadual, e Junior Robocop.
Bahia Notícia em parceria com a Vox FM, Catedral FM, Bahia Política, Cidade em Foco News e Resenha de Notícias, entrevistou com exclusividade na manhã deste domingo (24), em Serrinha, Geraldo Júnior, ele que é pré-candidato a vice-governador da Bahia e atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador.
Bahia Notícia: Salvador inteira conhece Geraldo Junior, mas a Bahia precisa saber um pouco mais quem é você, nos conte tudo!
Geraldo Junior: Inicialmente quero dar uma saudação especial à toda imprensa baiana e a você (Junior Robocop), pois tinha uma curiosidade especial em lhe conhecer, esse grande radialista e jornalista. Parabéns por esse grande trabalho que você faz na imprensa local, na imprensa baiana, ter a oportunidade de falar para tantos blogs e sites, falar para a imprensa da Bahia, falar para a imprensa local, através da sua audiência é para mim um motivo de engrandecimento, eu que tenho um carinho muito grande, independentemente da política, tenho um respeito muito grande pela imprensa baiana. A imprensa tem um papel fundamental no processo de democratização da política e nesse processo é que nós estamos aí, eu como ainda presidente da Câmara de Salvador, pré-candidato a vice-governador do estado da Bahia, ao lado de Jerônimo como pré-candidato ao governo do estado e da renovação do seu mandato, sem sombra de dúvidas um dos melhores senadores do cenário nacional, que é o senador Otto Alencar. Uma missão diversa de tudo aquilo que eu já conheci, você conhece a minha história na política, eu estou com 4 mandatos em Salvador, 3 vezes conduzido a presidência da Câmara Municipal, a primeira em unânimidade, a segunda por aclamação, essa dos 39 votos presentes, nós tivemos legitimados 35 votos pra condução da presidência municipal da nossa cidade e o convite partidário, institucional do meu partido numa indicação do meu governador Rui Costa e ao ex-governador Jaques Wagner para que a gente pudesse compor a chapa que com certeza vai ser vitoriosa nas eleições no primeiro turno, vamos ganhar as eleições no primeiro turno, no momento estamos na pré-campanha, mas estaremos fortes e determinados para continuarmos a mudar para melhor a vida dos baianos.
Bahia Notícia: Foi uma surpresa muito grande a sua vinda para compor a chapa da base do governo Rui Costa e essa chapa não foi à toa, ninguém escolhe um nome que não seja sólido, e o nome do senhor passou a ser consolidado por toda a base política, vindo do MDB, que deve eleger e reeleger muitos candidatos federais e estaduais. Diante dessa jornada te pergunto, a chapa Jerônimo Rodrigues e Geraldo Junior está confiante na vitória?
Geraldo Junior: Junior Robocop, você é realmente um cara que tem a visão política! Uma coisa interessante que a gente tem que deixar claro para a imprensa, é que quando a gente vai para um projeto político, a gente leva o nosso projeto político, pessoal e político. Quando vamos pro partido, nós levamos a nossa história para o partido, a gente falou aí do MDB, MDB de Ulisses Guimarães, Tancredo Neves e de tantas figuras nacionais, ontem eu estava na cidade de Valencia e as pessoas falando e demonstrando a força que tem o MDB no cenário do nosso estado, principalmente na zona rural, no interior, nos povoados, nos distritos, já que é um partido que tem voz e vez, tem essência política da sua criação, e o MDB tem uma contribuição muito grande no processo de democratização do país! Fomos escolhidos aí, você vê que não há resistência no PT, não há resistência do governador Rui Costa, dos senadores, e do cenário nacional. Aquilo que fizemos na capital nós vamos fazer pela Bahia e eu quero dizer que nessas eleições, o PT vai ter a maior votação que já teve na história da cidade do Salvador, falo isso de coração, eu quando entro na vida é tudo de forma focada, muito determinada e nós temos a certeza que vamos levar o grupo liderado por Rui Costa e por Lula à vitória na Bahia e com certeza no Brasil, é Lula lá e Jerônimo cá! Você vê que Jerônimo tem uma sensibilidade muito grande, Jerônimo me escolheu para ser vice e quando me escolheu para ser vice, Lula fez a mesma coisa lá de cima e falou que se tem um Geraldo (Junior) lá, tem que ter um Geraldo (Alckimin) cá. E assim é que nós vamos rumo à vitória, com dedicação, com força, transformando a vida das pessoas, cuidando da saúde, através das policlínicas, levando água para a casa das pessoas, são mais de 10 milhões de pessoas que receberam água nas suas casas, são mais de 15 mil quilômetros de estradas pavimentadas. Eu, ontem, vi uma jovem professora dizendo o seguinte: “quando a gente fecha uma escola, a gente fecha o direito, quando a gente fecha uma escola, a gente fecha uma vida”, e aí eu refleti que Jerônimo tem trazido a democracia para as escolas, pois Jerônimo significa escuta, a gente fala em escola em tempo integral, mas escola integral não é só no tempo integral, é integral no sentido literal da palavra, uma escola que fala de cultura, que forme o cidadão, só a escola transforma a vida das pessoas!
Bahia Notícia: Você sempre veio do Legislativo, sabemos que um vereador não têm poderes de executar ações tão importantes para o povo, hoje você eleito vice-governador e com o aval de Jerônimo tem ações que você quer fazer para os municípios baianos?
Geraldo Junior: Com certeza, mais um ponto importante! Eu fui secretário de trabalho da prefeitura de ACM Neto durante 2 meses, eu acho que todo legislador, todo parlamentar deve ter uma experiência no executivo e eu tive essa experiência, e ao lado de Jerônimo Rodrigues nós precisamos estabelecer políticas públicas, não é só fazer a reforma da quadra, do campo, não precisa dizer que há o sistema de intermediação da mão de obra, nós temos que estabelecer políticas de profissionalização do trabalho, das pessoas, precisamos estabelecer políticas do esporte para fazer o lançamento de grandes talentos para o cenário nacional, assim tem que ser na educação, na saúde, só as políticas públicas ficam, ações pontuais só resolvem apenas problemas pontuais, então tenho certeza que Jerônimo irá nos dar independência e autonomia para que a gente possa tocar programas e projetos de políticas públicas que venham atender a nossa população.
Bahia Notícia: Nesses anos todos de profissional da imprensa e da política acredito que você já tenha identificado o político bom e o político ruim, e por esse motivo foi que você aceitou o convite de Jerônimo a compor sua chapa de vice, correto?
Geraldo Junior: Isso aí é uma das coisas boas da vida, tenho dito aos quatro cantos da Bahia, tenho falado a toda imprensa nacional que essa decisão minha foi uma das decisões mais acertadas que já tive na minha vida profissional e política. Tudo na vida você tem o “Y” da decisão, você chega no “Y”, é onde as decisões não convergem, e eu demorei em tomar essa decisão, me arrependo de não ter tomado essa decisão antes, eu estou num grupo político que tem um líder nacional que se chama Luiz Inácio Lula da Silva, eu sou liderado aqui de um processo político com o governador mais bem avaliado do país, eu tenho uma das maiores referências de articulação política no cenário nacional, que é o senador Jaques Wagner, eu tenho a Câmara mais atuante da Bahia, que bateu todos os recordes da Bahia, de apresentação e aprovação de projetos de Lei do executivo, tenho a Câmara que é realmente independente, que fala por ela, que diz que o futuro da cidade passa por ali e o futuro da cidade passa pela Câmara Municipal, ninguém mora na união, ninguém mora nos seus estados, as pessoas moram nos seus municípios, então o valor de um vereador, de um representante popular, de um suplente de vereador, daquele que tem expectativa de ser vereador, por isso que falo tão bem da Câmara de Salvador, assim como vai ser a vice-governadoria. O que a gente precisa fazer com as Câmaras de todo o interior é esse mesmo processo de conscientização.
Entrevista: Junior Robocop
Edição de Texto: Philippe Peltier
Deixe seu comentário