A Academia de Letras de São Francisco do Conde Realizou nesta quarta (31) Sessão Solene para marcar os 10 anos de fundação da Entidade, data em que também se comemora o nascimento de Mario Augusto Teixeira de Freitas, filho ilustre do município, fundador do IBGE e Patrono da Academia.
A Cerimonia foi aberta pela Presidente de honra Dra. Sandra Lúcia que transmitiu o cargo para o novo Presidente Jotta Fonseca. Na sequencia o Presidente convidou os novos diretores para tomarem assento e concedeu a palavra a fundadora da Academia, seguido da professora Ana Clara e Atila Santana que saudaram a Confraria.
Em função da Pandemia o evento foi realizado por vídeo conferencia, o que entretanto não tirou o brilho e a participação de artistas, intelectuais e convidados ilustres dos quatro cantos do País. Além dos membros da Academia e de outras entidades correlatas, fizeram parte da mesa o Secretário de Governo do município Eliezer Santana representando o Prefeito Calmon e o Poder Executivo, além de Robert Alexandre Secretário de Cultura, o Vereador Pita de Gal representando o Legislativo, a Dra. Zenira Ramos o Judiciário e a Diretora da Universidade UNILAB- Campus dos Malês Dra. Mirian Reis representando a Comunidade Acadêmica.
Jotta Fonseca, em seu discurso de Posse, agradeceu ao Ex vereador José Carlos Araújo, também presente, que apresentou o Projeto de Lei instituindo o dia 31 de março como dia Municipal da Cultura. “Nosso compromisso é tirar do anonimato muitos pensadores que precisam ser enxergados, lutar pela valorização dos nosso Patrimônio histórico cultural e pela preservação da nossa memória, valores que ao longo do tempo vem sendo esquecidos” pontuou Fonseca. Após as formalidades, artistas, poetas e escritores realizaram um Sarau para coroar o encontro.
Deixe seu comentário