Na última semana uma notícia circulou nas redes, falando sobre a inelegibilidade do ex-prefeito de São Francisco do Conde, Antônio Calmon, impossibilitando-o a uma possível pré-candidatura às eleições deste ano. De fato, tudo não passou de notícias falsas, o chamamos de ‘fake news’.
Ontem (13), o advogado do ex-gestor, Ricardo Paranhos, afirmou durante entrevista ao radialista Jutan Araújo, que Calmon está apto a disputar o próximo pleito eleitoral, e que tudo não passou de uma ‘fake news’ publicada por blogs da região, como uma maneira de tentar sujar a imagem do político.
De acordo com Paranhos, a sentença proferida pela Juíza da Vara Cível de São Francisco, no último dia 26 de março, ao contrário do que foi noticiado por portais de notícias, não decretou sua inelegibilidade, tendo apenas determinado a suspensão dos seus direitos políticos pelo prazo de 3 anos. Ocorre que, tal penalidade terá eficácia após o trânsito em julgado da decisão, isso já na segunda instancia, o que não ocorreu, já que a decisão cabe recurso.
Foi citado também, um processo no qual Calmon sofreu, mas foi inocentado. “O fato é que Calmon, hoje, está livre para ser candidato, não tem nada que impeça o seu registro de candidatura e realmente, surgem essas conversas, esses boatos. Eu acredito que tudo isso que está acontecendo é devido ao nome de Calmon ser muito forte para disputar as próximas eleições”, afirmou Ricardo Paranhos.
O advogado alertou aos grupos políticos contrários à Calmon sobre as notícias falsas, podendo haver penalidades eleitorais, tanto para o eleitor que cria esse tipo notícia, como para o grupo que apoia.
Deixe seu comentário