O jovem candeense Emerson Nino, agora pré-candidato a vereador em Candeias a pedidos de muitas comunidades do município, tem uma grande caminhada a cumprir diante da sua pré-candidatura, ele é bem visto pela estadual petista. Nino com o seu carisma e seriedade é apoiado por muitos no estado e principalmente no município.
Bahia Notícia: Seu nome vem tendo destaque, mas como manter o foco e povo ?
Emerson Nino: Sobre meu nome ser cotado foi, é, e será um grande desafio para minha vida a ser vencido com muito trabalho. O sucesso com o povo de modo geral foi fruto da dedicação e esforço de um grupo leal de amigos, quais em boa parte deles nunca havia participado ativamente em nenhum grupo político, (qual jamais poderia deixar de fora), vejo um grupo com muito potencial, muita força de vontade em contribuir para o novo.
Em sentido mais amplo, nos poderes locais, seja no Legislativo ou no Executivo, o eleitor quer mudanças. A sociedade espera dos eleitos novas atitudes, e esse será o ano. O foco agora é manter a galera animada, respeitando a lei eleitoral e seguir em frente.
Bahia Notícia: Como você enxerga essa eleição?
Emerson Nino: Eu penso que essa eleição será atípica. Primeiro que não teremos coligações proporcionais, questão que vem tirando o sono dos dirigentes partidários; lado positivo disso é que nessa eleição teremos uma nova dinâmica, o que pode pegar aqueles chamados “profissionais” em ganhar eleições de surpresa. Sabemos também que o mundo está sofrendo as consequências de uma Pandemia que atinge inclusive, a economia. São duas situações que requer muita resiliência por partes dos concorrentes. Algo a se pontuar é a importância das redes sociais na disseminação de informações e propaganda a possíveis eleitores e na captação de lideranças em potencial, sem falar que é uma ferramenta acessível a todos os pré candidatos, possibilitando uma disputa mais igualitária.
Bahia Notícia: Qual sua expectativa para a essa eleição?
Emerson Nino: Para um jovem que participa da vida política, é um enorme desafio, e vem sendo desenvolvido com muito trabalho. Vislumbro um cenário de renovação, bons nomes, nomes jovens principalmente. Nomes bons se inserindo na disputa querendo da sua parcela de contribuição usando a sua voz, buscando seus direitos, como sociedade e agora como candidatos também. Em suma, creio em mudanças ao menos 70% da câmara de vereadores. Sou sempre a favor da renovação seria ótimo se não houvesse reeleição principalmente para vereador. Candeias acumula inúmeros vereadores com mais de três ou quatro mandatos, nada contra a vontade deles de continuar seguindo, entretanto, na minha concepção deveria haver limite de mandatos consecutivos da mesma forma como se da na eleição majoritária. É evidente e notório que o eleitor vem avaliando analisando mais antes de definir seu candidato. Que esse seja um ano de mudanças, se não eu, que seja um dos novos nomes que estão na disputa, melhor ainda se for do meu partido, PT.
Bahia Notícia: Você sente pressão em ser o “candidato” de Martins?
Emerson Nino: Veja bem, devido à aproximação que tenho com atual Secretário de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) Carlos Martins, foi propagada na cidade essa onda de candidatura prioritária. Carlos Martins é um Secretário de Estado foi candidato a Deputado Federal e teve votos nos 417 municípios, não existe prioridades, existe projeto de fortalecimento do partido como um todo, certamente dará atenção a pré candidatos e lideranças de toda Bahia. Foi propagado esse boato na cidade numa estratégia de afastar futuros candidatos do PT justamente por ele ser nosso presidente municipal. Por tanto, Não existe pressão nem candidatura prioritária eu conheço muito bem o secretário sei que ele dará atenção e apoio político não só ao nosso projeto mas a todos que estão na disputa.
Bahia Notícia: Como você vê o PT de Candeias hoje?
Emerson Nino: Eu vejo o PT de Candeias em processo de reformulação, estamos no primeiro ano do mandato do presidente Carlos Martins, os antecessores contribuíram de forma significativa para construção/ solidificação do partido, mas o momento agora é de renovação e prosseguimento. Estamos buscando meios de promover a formação política para os novos filiados e fortalecer ainda mais a juventude, com conhecimento técnico e prático; principalmente nessa eleição. Acredito que vem muita novidade boa por ai, nosso presidente gosta de valorizar a juventude e o melhor de tudo, atua de forma democrática dentro do partido, nenhuma decisão é tomada sem apreciação e aprovação do diretório municipal, qual sou membro e tenho minhas posições/opiniões e não abro mão. O lado positivo de ser petista é que não só fazemos políticas apenas nos anos de eleições; estamos organizando nosso partido e ele não possui “dono”. Talvez, seja o único no município a não dispor de senhorio, e não sera usado como cozinha política de ninguém, nosso projeto é coletivo.
Bahia Notícia: Recebeu convites para sair do PT, por qual motivo ficou?
Emerson Nino: Sim, recebi convite por parte de vários dirigentes partidários, no dia 04, prazo final para as filiações e mudanças partidárias. Disseminaram no município a informação de que o PT estaria isolado, sem possibilidade de atingir o quociente eleitoral vindo a não ter condições de eleger vereadores. Considerando que vínhamos desempenhando um bom trabalho, nome sendo alavancado, o que acabou gerando o interesse por parte de outros partidos em nosso projeto, mas a meu ver, tudo dentro da normalidade. Porque fiquei? Hoje não me vejo em outro partido, eu sou criado politicamente no PT de Candeias, completei 12 anos esse ano e, se de fato tentaram fazer isso, digo tentaram por que não posso afirmar , mas se tentaram mesmo é porque infelizmente não conhecem a história do PT; quem foi forjado na luta jamais ira se intimidar diante de qualquer tipo de estratégia afim de aniquilar nosso partido. A título de Defesa o nosso partido sempre teve como prioridade o povo brasileiro, os trabalhadores, os necessitados; claro não somos perfeitos nunca conseguimos realizar tudo com maestria, mas é fato que nenhum partido conseguiu fazer tanto pelos menos favorecidos, aqui no município não foi diferente inúmeros projetos realizados só foram possíveis devido a parceria da prefeitura com o governo do estado; cujo governador tem destaque nacional e é do PT, poderia citar vários projetos que tem na cidade que só foram possíveis devido a ajuda/ contribuição do PT ou de pessoas ligadas ao partido; não o farei porque aqui não cabe. Então, ninguém eu reafirmo exatamente ninguém irá calar a nossa voz! Soube que “eles” possuem prioridades, que é nada mais nada menos que o desgaste de uma opção e a viabilidade de outra. Considerando não sermos prioridade para alguns, seguiremos em frente como sempre o fizemos, nunca foi fácil não é agora que será.Vamos em busca de nossos objetivos e prioridades, somos o único partido que tem militância de verdade. Dito isso, Vamos a Luta!!!
Bahia Notícia: O que você espera da eleição Majoritária esse ano?
Emerson Nino: Essa é uma eleição que ta longe de estar definida, a disputa vai ser boa e apertada, bons nomes como o do atual Prefeito Dr Pitágoras, além dos ex Prefeitos Tonha Magalhães e Sg Francisco e não esquecendo do Vereador Fernando Calmon, ainda pode acontecer de alguns partidos terem candidatura própria o que não ta fora de cogitação inclusive no nosso partido. Em fim, essa eleição será disputada voto a voto, em tempo de redes sociais e coronavírus(COVID-19) não existe eleição ganha de véspera, estamos analisando com nosso partido quem iremos seguir ou se vamos ter candidatura própria, mas tenho certeza que a definição será no melhor projeto para o bem da nossa cidade.
Bahia Notícia: Como você vê o engajamento de jovens na política e nas eleições?
Emerson Nino: Como falei mais acima, eu vejo com esperança que os jovens vão participar mais e nos ajudar na luta por renovação na Câmara Municipal de Candeias, a juventude unida e decidida tem um grande poder nas mãos, é preciso participar mais de políticas públicas, eles são o futuro da nossa cidade. Precisam decidir ocupar espaços de protagonista na esfera política se colocando a disposição da sociedade, propor reformas, exemplo, na educação entre outros setores, promover grêmios estudantis garimpando novos talentos, ocupando as escolas, defendendo bandeiras etc. Enfim, para mim é de suma importância a inserção de jovens na politica e a participação deles nessa eleição e com protagonismo? Excelente!!!















Deixe seu comentário