A partir desta quarta-feira (26) a terceira unidade móvel de saúde bucal da Ford atenderá crianças e jovens do município de Candeias. O atendimento será realizado de segunda a sexta a partir das 8h e contemplará os estudantes da rede municipal de ensino com idade entre 2 e 15 anos. Montado sobre um caminhão Ford F-350, o odontomóvel vai oferecer serviços como curetagem, raspagem, aplicação de flúor, restaurações, evidenciação de placa bacteriana e palestras educativas para a prevenção de doenças bucais. O lançamento do projeto foi realizado na manhã de hoje, Escola Professor José Dásio de Souza e contou com a presença dos representantes da empresa automobilística e da prefeitura de Candeias.
O projeto, criado em 2011 pela Ford, é realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação. A expectativa, segundo a supervisora de Assuntos Corporativos da Ford, Magnólia Borges, é atender 100% dos alunos da rede pública do município. “A educação e a saúde são os alguns dos pilares que norteiam o programa de responsabilidade social da empresa e a gente entende que vai poder contribuir muito para a saúde e desenvolvimento das crianças porque mais que um atendimento bucal, a gente entende que o odontomóvel promove o regaste da autoestima das crianças e do sorriso dos nosso meninos”, disse Borges.
Na primeira etapa serão atendidos os alunos da Escola Professor José Dásio de Souza que reúne 476 alunos do 6º ao 9º ano. A unidade também irá atender os alunos das escolas Silvio Marback (Massuim), Milton Matos (Posto Sanca), Monteiro Lobato (Querente-Passé), Analice Batista Xavier (Mangabeira), Junqueira Freire (Pindoba), Benito Sarno (Cedro- Mangabeira), Adriano Gordilho (Triângulo), Alzira Ferreira (Santo Antônio), Lindaura Gualberto (Urbis II), Tércia Borges (Ouro Negro) e Dr. Gualberto Dantas Fontes (Canta Galo).
Segundo o secretário de Educação, Jair Cardoso, os pais devem contribuir para o desenvolvimento do projeto. “É uma grande parceria que o município de Candeias estabelece com a empresa Ford que tem um grande porto. Todas as crianças e adolescentes dessas 12 escolas serão atendidos. Nós lembramos aos pais que eles precisam assinar o documento autorizando a esse atendimento. Nós sabemos que a saúde bucal e dos dentes está ligada a saúde do corpo. Muitos problemas que ocorrem na boca terminam indo para outras partes do corpo. Por isso, os pais precisam se conscientizar que é um trabalho importante e gratuito”, reiterou Cardoso.
Em relação a chegada do odontomóvel, a secretária explicou que, o sucesso do atendimento passará pelos pais dos alunos, pois os mesmos devem autorizar o tratamento bucal das crianças “É com grande alegria que recebemos esse presente da Ford em parceria com o Sesi. A gente não pode estimar o prazo que pode ser um mês, dois ou seis meses. O que importa que todas as crianças que tiverem a liberação dos pais serão atendidas. Após o término iremos para os distritos”, explicou a secretária de Saúde, Soraia Cabral.
De acordo com a Ford, cinco unidades do Odontomóvel estão em funcionamento no país, sendo três delas na Bahia, duas das quais foram entregues em Camaçari e uma no município de Candeias, uma em Taubaté- São Paulo e Horizonte no Ceará. Desde o início da atuação do Odontomóvel nas escolas, já foram atendidas 15.548 crianças e realizados 104.648 procedimentos.
Deixe seu comentário