O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção de três maternidades e três Policlínicas Regionais de Saúde na Bahia como parte do Novo PAC Seleções. No total, foram feitos 716 anúncios para o estado, sendo 255 na área da saúde, distribuídos por 197 municípios. Os investimentos abrangem Policlínicas Regionais de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), maternidades, Centros de Parto Natural (CPN) e ambulâncias do Samu.
Distribuição de Recursos para 197 Municípios
Entre as propostas aprovadas da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), destacam-se a construção de maternidades com Centros de Parto Normal em Amargosa, Valença e Serrinha, e Policlínicas Regionais de Saúde em Remanso, Itapetinga e Camaçari. Ao todo, foram aprovadas 165 UBS, sete Caps, quatro maternidades, quatro Centros de Parto, quatro policlínicas, um Centro Especializado de Reabilitação (CER), uma Oficina Ortopédica e 54 unidades odontológicas.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, ressaltou que os investimentos representam um reforço significativo para a assistência nos 417 municípios baianos. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enfatizou a necessidade de um “SUS fortalecido”, destacando a construção de novos Centros de Parto Natural, Caps, Centros de Especializados de Reabilitação, UOMs e centrais de regulação do Samu em todo o país. O PAC visa beneficiar uma população de 12,7 milhões de baianos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
Deixe seu comentário