Entre os dias 08 e 10 de março a Associação dos Vaqueiros de Biritinga – AVABI, representada por Juliane Couto, sua Presidente e a Produtora Cultural Leina Marques – ativista da cultura do vaqueiro nordestino, promoveram na cidade de Serrinha, no Haras Redenção uma qualificação sobre a importância da Doma Racional para os esportes equestres e Bem Estar Animal. Este encontro possibilitou a capacitação de vaqueiros e outros profissionais envolvidos com a cultura do cavalo com um dos maiores domadores do país Cristiano Pato Preto.
De forma gratuita os vaqueiros do território do sisal e outros profissionais tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Doma Racional e sua aplicação.
O evento teve início no dia 08 de Março, dia que comemoramos o dia Internacional da Mulher, sendo essa data marcada pelo empenho e coragem das líderes em desenvolver um evento que sensibilizasse diversas instituições que estiveram envolvidas neste encontro, como: a PMBA e a PRF, instituições essas que tem suma importância para o país e estado da Bahia.
A Polícia Rodoviária Federal garantiu através Chefe da Delegacia de Feira de Santana Inspetor PRF Ivanildo Cirqueira a participação dos profissionais PRF – Ferreira e PRF – Dória que deram sua contribuição esclarecendo dúvidas sobre a condução e cuidados necessários destes animais em BR, orientando a respeito da responsabilização legal decorrente da presença de animais soltos nas estradas, bem como os prejuízos e riscos à segurança de todos que essa prática acarreta tanto para os motoristas, quanto para os próprios animais. A PMBA, representada pelo Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana destacou a importância do policiamento com solípedes e também apresentou a importância da equoterapia.
O projeto Vaqueiros: Suas Raízes, História e Beleza do Sertão tem por objetivo sensibilizar autoridades e instituições sobre a importância da cultura do vaqueiro no território do Sisal, Arco Sertão e Sertão Dois, ciente da necessidade de garantir acesso a informações para um público de pouca escolaridade e que muitas vezes tem no cavalo uma forma de sobrevivência, diz Leina Marques fundadora do projeto.
Segundo Juliane Couto, a iniciativa que teve como tema a importância da Doma Racional, do Bem Estar Animal também possibilitou a qualificação a oficiais e praças do Esquadrão de Polícia Montada de Feira de Santana, sendo estes representados pelo seu comandante, o Major PM Rodrigues que já é um dos parceiros da instituição e que pode demostrar a importância do cavalo no processo de segurança e utilização para efetivação do serviço policial militar como também para os atendimentos da equoterapia: tratamento utilizado na qualidade de vida de crianças com necessidades especiais.
Este evento de forma oportuna atingiu a marca de mais de 100 homens e mulheres que de alguma forma estão envolvidos em atividades com cavalos.
O evento se estendeu durante todo o final de semana em dois turnos, com diversos líderes de cavalgadas de Serrinha, domadores do Território do Sisal, assim como a presença do veterinário como Igor Fernandes e Hygor Lima, a assistente social Cleide do Murici, juntamente a secretária de educação Betânia Pereira que se comprometeu a ampliar o projeto de alfabetização dos vaqueiros em âmbito municipal com o apoio do procurador do município Cyro Novais e outras autoridades.
Tudo isso marcando a valorização e o protagonismo feminino na construção de políticas públicas socioculturais no Estado da Bahia.
Deixe seu comentário