Em evento comemorativo de 43 anos da sigla, realizado neste sábado (04/março) no distrito de Tracupá, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Tucano apresentou a intenção de lançar um candidato próprio nas eleições municipais de 2024.
Com a presença da deputada estadual Fátima Nunes (PT), do presidente do partido, Sérgio Evangelista, filiados e de outras autoridades políticas, da cidade e região, Dr. Igor, ex-prefeito do município, colocou seu nome à disposição para a disputa no próximo ano. “Eu já fui candidato a prefeito quando eu não era nada, quando não tinha nem o que falar. Na próxima eleição, posso ser um candidato a prefeito com obras no município todo. O PT, nesses 43 anos de existência, tem candidato a prefeito de Tucano nas próximas eleições. Vou deixar claro isso, e vou deixar meu nome à disposição para que o partido possa escolher novos nomes, escolher novas pessoas. Temos uma história e muito trabalho prestado para apresentar”, disse Dr. Igor.
Reeleita em 2022 para um sexto mandato, a deputada Fátima Nunes lembrou da conjuntura política estadual, onde o PSD, partido do atual prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, integra a base de apoio do governador Jerônimo, mas que é importante o PT ter candidato próprio. “Eu fico feliz com a disponibilidade de Dr. Igor. O PSD é da aliança, mas o importante é que o PT se coloca como um protagonista daqueles que querem governar a sociedade diferente, dando vez e voz àqueles e àquelas que nunca tiveram. Nós estaremos com toda força para vencer as eleições de 2024, sem medo de ser feliz”, defendeu a parlamentar.
Para o presidente do PT, é fundamental que o Partido dos Trabalhadores de Tucano tenha uma candidatura própria, se posicione e se firme como oposição no município. “Dr. Igor se colocou à disposição, a gente tem outros nomes, e possíveis nomes até que venham a aderir ao partido, e a orientação é essa, de marcharmos com uma candidatura própria. O PT representa e está ao lado do povo, e as ações que a gente já fez no decorrer do tempo provam isso”, explica Sérgio.
Gilson Costa, militante histórico e filiado, apresentou um panorama dos desafios do PT na atualidade, e chamou a atenção para a necessidade de o partido estar mais ativo no combate ao modo como o prefeito do município lida com as pessoas, o que ele classificou como “atividade política fascista”.
Durante o discurso, o ex-prefeito, Dr. Igor, criticou a atual relação entre a gestão municipal e o Legislativo, e defendeu uma renovação na Casa. “Nós temos que oferecer ao povo de Tucano, principalmente, uma renovação na Câmara de Vereadores, porque é um órgão fiscalizador que nós temos e que hoje se vê refém de um prefeito. Isso nunca existiu na história de Tucano. Quinze vereadores estão apoiando tudo o que o prefeito faz. Isso não é democracia. Isso não é bom para ninguém”, disse.
Na opinião do petista, os vereadores tucanenses estão “sendo engolidos pelo sistema”, o que também, segundo ele, já aconteceu no município vizinho, Ribeira do Pombal, quando o hoje deputado federal, Ricardo Maia (MDB), era prefeito. “E eu faço aqui uma crítica construtiva: que o PT de Tucano não fique refém desse sistema. Eu volto a dizer: sou totalmente contrário a qualquer participação nesse governo. Nós temos alguns membros, alguns vereadores que foram eleitos pelo partido e que, infelizmente, não estão com o pensamento como o nosso. São vereadores que estão ligados ao prefeito. Respeito a opinião de vocês, mas eu acho que o partido tem que tomar uma posição para que nas próximas eleições a gente tenha, efetivamente, candidatos a vereador comprometidos com o que a gente pensa, como o que Partido dos Trabalhadores pensa”, defendeu o ex-prefeito.
Ele também falou sobre a difícil relação entre o atual prefeito com o SINDSMUT (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Tucano). “Não adianta fazer maquiagem na cidade, não adianta pintar tudo de azul. As pessoas de Tucano merecem respeito. Os servidores municipais de Tucano merecem respeito”.
Via: Retratos e Fatos
Deixe seu comentário