O ano de 2022 será de decisões e com o avançar do período eleitoral, tanto a sociedade quanto partidos e lideranças vem se mobilizando. A participação feminina nas discussões sobre o rumo da política foi pauta debatida entre a presidente da União do Vereadores do Brasil na Bahia (UVB) e do Fórum Nacional da Mulher Parlamentar, Edylene Ferreira, e as ex-prefeitas, Maria Quitéria, de Cardeal da Silva, e Jucélia Nascimento, de Valença, na última terça-feira (29), em Salvador.
Na oportunidade, a titular da UVB na Bahia, destacou que apesar dos avanços, a participação das mulheres na política e o pouco avanço em número de pré-candidaturas aos governos e à presidência da República, por exemplo, revela que o debate sobre empoderamento da mulher nos espaços de poder e de decisão precisa ser fortalecido.
“Enquanto representante da UVB, tenho me esforçado para fortalecer esse movimento de inclusão de mais mulheres nas pautas e lideranças. Estive reunida com duas ex-chefes do executivo que conseguiram chegar nesses espaços e fazer a diferença na administração pública”, explica Edylene.
Ainda sobre o encontro, a liderança destacou que: Estamos unidas no propósito de incentivar o protagonismo feminino na política.
A desigualdade de gênero é um desafio latente em nossa sociedade. Mesmo sendo a maioria do eleitorado, mulheres foram apenas 33,55% do total de candidatos nas eleições 2020, é uma participação tímida, mas estamos nos mobilizando para incentivar cada vez mais a integração”, finalizou Ferreira que é vereadora licenciada do município de Serrinha e pré-candidata a deputada estadual.
Foto: Divulgação/ASCOM/EF
Deixe seu comentário