Candeias trinta e sete anos atrás deixava de ser área de segurança nacional, através da luta dos candeenses Manoel Amorim, Eliodoro de Jesus e outros homens responsáveis pela luta e conquista da independência.
Manoel Amorim, um dos revolucionários do dia 28 de março de 1985, que marca a retirada do território candeense da condição de Área de Segurança Nacional, instaurada durante a Ditadura Militar, concedeu entrevista histórica ao Bahia Notícia e falou sobre sua trajetória na política.
Em conversa com Junior Robocop, Manoel lembrou de figuras e momentos importantes que o tornaram uma referência e um personagem importante da história de Candeias.
Junior Robocop: Manoel, fala um pouco dessa vitória que Candeias teve a 37 anos atrás.
Manoel Amorim: É uma honra para mim ter feito a história nesta cidade e é importante que essa data seja lembrada. Devemos lembrar não só de Manoel Amorim, de Eliodoro de Jesus que foi a principal figura desta luta, mas do povo no geral de Candeias, que deu uma demonstração de que não aceita está a mercer de um sistema que não seja a Democracia. Eu sempre digo, quem não tem passado, não tem presente e não tem futuro, a luta não foi fácil, eu sofri várias prisões, todo mundo sabe que fui preso aqui em Candeias, fui preso em Brasília e fui preso em São Paulo, dentro de um critério que graças a Deus eu estou vivo ainda, porque o sistema naquela época era de eliminar quem se levantasse contra a ditadura. Então, foi uma luta não só minha mas de pessoas como Cassimiro Correia, Roque da Silva, Isidório, Antônio José, Jair Cardoso, Ezequiel, Roque Tadeu, Urbano Lima, Bola de Gude e muitas outras pessoas que ajudaram até financeiramente para que nós pudéssemos até viajar, por exemplo. Se hoje nós somos uma cidade independente e livre como é, eu e você podemos fazer os nossos projetos independentes aqui na cidade é por causa dessa luta difícil mas que graças a Deus nós conseguimos vencê-la, e eu te agradeço por enaltecer essa parte da história e lembrar as pessoas da nossa partipação na história da nossa cidade.
Junior Robocop: Manoel, eu gostaria que você falasse sobre o pós dessa grande vitória, que foi quando o povo pediu e apoiou sua candidatura para vereador de Candeias e teve a eleição concretizada de forma histórica, com direito a festa na praça e muito mais, e também falar de uma das grandes conquistas que você teve como vereador que foi trazer a água encanada da Embasa para o município.
Manoel Amorim: Eu lembro muito bem daquele 8 de agosto de 1982. Eu marcava com Sidinho (Filho) e com as crianças lá na Rua dos Missionários, para que nós fizéssemos um treino à tarde, o “baba” à tarde, que nós faríamos onde hoje é o Colégio Ouro Negro (CEON), e Candeias não tinha água, e foi a segunda vez que Antônio Carlos Magalhães esteve em Candeias e na primeira eu fiz aquele movimento com o pessoal com a lata na cabeça no Largo da esperança, aí ele prometeu que iria resolver. Então na segunda vez eu fui com uma placa com os dizeres “chega de promessas, o povo quer realizações”, essa placa que era de isopor foi tomada, quebrada, e aí me quebraram também, né? Eu fui detido e fiquei preso aqui mesmo na cidade de Candeias. Mas isso foi o pontapé inicial para que nós tivéssemos naquele mesmo ano uma vitória esmagadora que me fez ser até hoje o vereador mais votado em percentual da história.
Junior Robocop: Na época, você aceitou ser vice de Eliodoro nas eleições e venceram naquele ano de maneira histórica, como foi esse período pra você e como era a dinâmica com ele?
Manoel Amorim: Eliodoro gostava mais de mim do que dele mesmo. Eu nunca, inclusive, me ausentei de visitar o túmulo dele e tenho certeza que muito do que eu sou hoje, é graças a Eliodoro de Jesus. Então naquela época nós tivemos um acordo, ele seria o candidato e eu o vice, e tudo que eu fizesse ele não iria desfazer, tudo o que ele fizesse eu não iria desfazer, tanto que muita gente não sabe, mas eu ocupei a prefeitura durante 13 vezes e nunca desfez em nada do que eu tinha feito, e muito dos erros da prefeitura naquela época foram meus, muitas das coisas feitas de forma errada que aconteceu foi eu que cometi e não Eliodoro, ele fez o melhor que podia pra nossa cidade mesmo tendo o governo do estado, que era quem repassava as verbas, sendo da oposição.
Para mim, Junior Robocop, editor do Bahia Notícia, tem importância ressaltar a história de Manoel Amorim para Candeias, para os adolescentes e jovens, em espcial pra mim por ter sido cria da escolinha de futebol dele, onde aprendi tudo sobre o esporte. Manoel foi também muito importante para a minha família, que sempre foi grande companheiro. Hoje, dedico essa homenagem a ele e a todos os heróis que conquistaram a independência de Candeias na área de segurança nacional. Parabéns, Manoel!
Deixe seu comentário