A geografia complicada de Candeias faz com que o município tenha um dos piores trânsitos da região metropolitana. Com uma média de 100 mil habitantes é o único município acima da média que não tem até hoje uma linha de transportes coletivos circulares regulamentado pela AGERBA.
Vale ressaltar que os munícipes vem sofrendo diariamente com muita falta de respeito com os usuários, exemplo de humilhações contra idosos, deficientes, gestantes e até mesmo pessoas com passe livre.
“Geralmente os cobradores quando perceben no ponto que o usuário é portador do passe livre, constrange falando que já tem no veículo, mesmo não tendo”, afirmou seu Antônio, morador do Ouro Negro que sofre quando precisa ir para o centro aos domingos ou feriados não tendo transportes disponíveis.
Diante de muitas situações como a da praça dos três poderes que fica a uma média de 7 km de distância do centro de Candeias e distritos com mais 15 km de distância, a Câmara de Vereadores e o gestor municipal tem que implantar com urgência pelo menos uma linha interna de transportes coletivos para pensar nos munícipes que diariamente andam sofrendo com a péssima condição de alguns alternativos.
Vale ressaltar que a implantação da linha de coletivos gera empregos, diretos e indiretos, para candeenses além da geração de impostos. Outras duas falhas no município por parte dos alternativos são as situações de motoristas que param em locais inapropriados e as aglomerações de alternativos na central de abastecimento como se eles fossem os donos das vias públicas.
As equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes – SMTT, estão realizando as ações de fiscalização dos transportes alternativos no terminal rodoviário. As abordagens acontecem com auxílio da Guarda Municipal, para evitar as aglomerações nos veículos e, consequentemente, contaminação por coronavírus. De acordo a SMTT, a capacidade de passageiros permitida por veículo deve ser somente a de passageiros sentados.
Desde o início do fortalecimento das medidas restritivas, na segunda-feira (1/3) os fiscais da Prefeitura de Candeias também mapeiam os locais públicos onde há formação de filas como lotéricas e bancos, orientando as pessoas a manterem o distanciamento social tanto nos espaços abertos quanto nos fechados.
A SMTT informou que, nos últimos dias, recebeu denúncias de que alguns veículos do transporte alternativo estavam transitando dentro da cidade com superlotação, desrespeitando as condições permitidas para rodar em período de pandemia. O secretário Emerson Nino disse que as abordagens são pontuais em alguns veículos. “A fiscalização acontece onde realmente encontramos veículos com lotação acima do permitido”, explicou.
A secretaria informou, dentre outras medidas, as determinações aos transportes alternativos:
A rota está com os horários normais autorizados para evitar a superlotação;
os veículos de outros municípios estão proibidos de fazer desembarques no terminal rodoviário;
os responsáveis pelos transportes devem oferecer álcool em gel para os passageiros já na entrada.
Deixe seu comentário