O Bahia Notícia, através do editor-chefe Júnior Robocop, entrevistou com exclusividade o médico cardiologista Doutor Marcos Aurélio, um dos melhores na sua área em toda Bahia. Confira:
Júnior Robocop: Doutor, como está a evolução da medicina em relação a cardiologia e a bsuca por curas para as doenças cardiovasculares?
Doutor Marcos Aurélio: As doenças cardiovasculares não tem cura, elas são doenças crônicas que a gente estabiliza e demora com a medicação a evolução fatal. As doenças cardiovasculares atualmente matam 300 mil pessoas por ano no Brasil.
A minha preocupação no momento em relação a pandemia é que muitas pessoas estão negligenciando seu tratamento. Então a gente tem que tomar cuidado no controle da hipertensão, do colesterol, do diabetes e principalmente hoje em dia com a pandemia, do estresse.
Junior Robocop: Qual são os principais sinais que a pessoa tá infartando?
Doutor Marcos Aurélio: O principal sintoma é a dor no peito, né? que é a angina, mas é uma dor característica, uma dor como um aperto, tipo queimando acompanhada de sudorese. Toda vez eu oriento os pacientes que tem dor no peito com mais de 10, 15 minutos a ir na UPA para rodar o eletrocardiograma e também fazer as dosagens enzimáticas de CKMB e troponina, porque você pode ter um eletro normal e está infartando, e o tratamento precoce desta patologia previne um pior prognóstico da doença cardiovascular.
Junior Robocop: O que a pessoa pode fazer para ter mais segurança, fazer uma avaliação com mais precisão de que a pessoa está infartada e ser encaminhada pra um tratamento?
Doutor Marcos Aurélio: Pode existir o caso da pessoa fazer o eletro, tudo dar normal no resultado, a pessoa ir embora para casa e ter um infarto. Nós temos que ter noção que os exames que nós vamos fazer em cardiologia tem uma sensibilidade e uma especificidade, por isso que só o Eletro não dá um diagnóstico de infarto, você pode ter um infarto com um eletro normal. Então hoje em dia tem a troponina e CKMB. Outros fatores de risco são o tabagismo, o colesterol alto, o paciente diabético só por ser diabético já é considerado paciente de alto risco e isso daí tudo associado com estresse é um fator de desencadeia a doença cardiovascular.
Junior Robocop: Doutor, muito obrigado pela entrevista e por colaborar com os nossos leitores que estão preocupados com a própria ou de um ente querido, principalmente nesse momento difícil que enfrentamos. Deixe aqui seus locais e horários de atendimento pra que quem quiser possa vir se consultar e cuidar mais da saúde com o atendimento de muita qualidade do senhor.
Doutor Marcos Aurélio: Eu atendo Terça e Quinta pela manhã na Humana, e quarta-feira a tarde na Biosphera.
Deixe seu comentário