Após a ocorrência de casos envolvendo alunos do Colégio Municipal Dr. João Paim, no município de São Sebastião do Passé, no início do mês de fevereiro de 2020, iniciou-se investigação epidemiológica para esclarecer possível surto de Doença Diarreica Aguda. Os sintomas observados nesses casos foram gastrointestinais, entre eles, dor abdominal, diarreia, vômitos, cefaleia, náuseas e febre.A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, por meio da Vigilância Epidemiológica do Estado e a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Passé, a partir do conhecimento destes casos deflagraram as seguintes ações:
- Elaboração de protocolo de atendimento pelo Hospital Municipal às pessoaspotencialmente expostas e sintomáticas;
- Padronização de condutas técnicas aos serviços de saúde da cidade frente aoscasos suspeitos e/ou relacionados aos casos índices;
- Notificação dos casos evidenciados;
- Inspeção na escola e fechamento provisório das atividades letivas;
- Coleta de amostras de água na escola;
- Investigação epidemiológica com os familiares e os casos suspeitos;
- Coleta de espécimes clínicos dos casos suspeitos, com encaminhamento aoLaboratório Central de Saúde Pública (LACEN-BA).
INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Dados preliminares apontam que o primeiro caso aconteceu em 12/02/2020.A partir da investigação, foram identificadas 431 pessoas expostas, 269 casoshospitalizados, 15 transferências de casos mais graves para hospitais de referência. Oúltimo caso registrado foi no dia 18/02, e o surto será monitorado por 30 dias até quenão se registrem casos novos.A Vigilância Epidemiológica continua monitorando o surgimento de novos casos paranotificação oportuna, e coletando dados para exames laboratoriais.
NOTA INFORMATIVA CONJUNTA SES/BA – SMS SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
SURTO DE DOENÇA DIARREICA AGUDA NO MUNICIPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
Produzido pela Vigilância Epidemiológica de São Sebastião do Passé, 28/02/2020.A investigação do surto continua em curso, e com os dados coletados até o momentopodemos inferir que a fonte da infecção é a água, no entanto, estamos aguardandoresultados mais conclusivos por parte dos laboratórios responsáveis.
Os resultadoslaboratoriais preliminares da água identificaram a presença de Escherichia Coli. Testes adicionaisestão sendo realizados.As infecções por bactérias E. Coli e pela Enterobacter ocasionam em sua maioriainfecções intestinais com sintomas de diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.
ESTRATÉGIA DE VOLTA ÀS AULAS
A Secretaria Municipal de Educação elaborou Plano de Acolhimento, que terá duração de 90 dias, com atividades lúdicas, grupos culturais, palestras educativas e oficinas, além da observação em sala de aula e acompanhamento psicossocial. No sábado (29-02), os pais dos alunos foram convidados para uma reunião na escola para esclarecimento dos fatos e para garantir que a unidade de ensino está preparada para receber os alunos com qualidade. Já na segunda (02), a equipe da Secretaria de Educação, junto com os instrutores do Vetor Disciplinar receberam os alunos para o primeiro contato após o ocorrido. Foram realizadas atividades lúdicas para interação entre os estudantes. Na terça-feira, foi realizada a Jornada Pedagógica da escola e naquarta (04), a escola retorna as atividades e a rotina normal.
Deixe seu comentário