O circuito das Semanas de Moda iniciou-se em Nova York, Londres e quando estava em Milão chegou a notícia de que inúmeros casos de Coronavírus haviam sido registrados lá e, infelizmente com muitas mortes. Uma situação gravíssima a qual na realidade estamos todos lidando e que ainda não se sabe ao certo o que fazer e, por esse motivo surgiu a dúvida se mantinham ou não os desfiles.

O Armani resolveu cancelar seu desfile presencial, onde haveria aglomeração de pessoas e fez um desfile verdadeiro, porém, gravado, com transmissão ao vivo por todas as suas plataformas digitais para não expôr ninguém ao risco, poupando assim, sua platéia, colaboradores, clientes e imprensa. O próprio Armani chegou ao local de gravação do desfile protegido com máscara, pois, inclusive ele, faz parte de um dos principais grupos de risco por ser um senhor de 85 anos de idade e ser mais vulnerável ao contágio por causa da baixa imunidade que é comum a essa faixa etária.


Após a temporada de Milão a Semana de Moda seguiu para Paris, porém, já seguiu tensa. Todos os envolvidos, apreensivos e se perguntando: vale a pena estar aqui nos pondo em risco em meio a aglomeração das entradas e saídas de desfiles? A verdade é que os fashionistas não estavam tranquilos em estarem ali.
Várias celebridades e fashionistas apareceram com máscaras, a exemplo da modelo Bella Hadid.

Com medo de contraírem o vírus, surgiu o Coronakiss, o beijo em tempos de Coronavírus, que na real é o não beijo e, olha que os franceses são beijoqueiros, eles tascam beijos messsmo! Daí acabou a beijação, né, minha gente… E todos passaram a se cumprimentar com toquinhos num dos braços e/ ou num dos pés. Afinal, não dá mais pra negar que pegação tá muito perigoso!
A vida tem que seguir mesmo não estando nada fácil, 2020 não está sendo e não será um ano um ano fácil, até por que as consequências econômicas causadas pelo Coronavírus são devastadoras. As marcas chinesas já tinham cancelado suas participações na Semana de Moda de Paris, onde a maioria delas desfilam. A partir daí uma sucessão de marcas também cancelaram suas participações a exemplo da: A.P.C., Agnês b., Rosie Assoulin, que apesar de não serem marcas fundamentais no mundo da moda, ainda assim, impacta no mercado.
A Miu Miu que é uma marca italiana da estilista Miuccia Prada ficou em dúvida se iria ou não a Paris. Ela acabou indo e fez um desfile incrível, mas não teve público da China e , a China representa em média 40% do faturamento das marcas de luxo. O impacto causado com a perda desse público e do Oriente em geral, Japão, Coréia que são a felicidade das marcas de luxo na atualidade gera um impacto econômico negativo gigantesco nesse segmento de mercado.
Em contraponto temos o GHOST OF TIME (espírito de um tempo), com estilistas que captam com sabedoria, a exemplo da jovem estilista francesa, Marine Serre, 29 anos de idade que foi uma das vencedoras do prêmio de jovens talentos do L.V.M.H. Ela tinha criado máscaras em sua coleção anterior e nessa temporada ela as trouxe novamente numa versão em vermelho e preto que simplesmente é o acessório de desejo que muita gente já está usando na gringa, mesmo ela ainda não tendo lançado oficialmente no desfile e mais que isso, essa máscara tem parceria com a empresa AIRINUM que visa descobrir tecnologias para que respiremos melhor.



Após isso surgiu o meme com a marca da Lacoste, mas não é verdade, a marca não fez máscaras, pelo menos até o momento não! É só um meme mesmo.

Embora pareça estranho, tudo indica que as marcas farão sim suas versões de máscaras, inclusive algumas, a exemplo da Off White e da Marine Serre que já citei, custavam anteriormente em média 80 dólares. Atualmente seu valor de mercado triplicou, atingindo imenso valor. O acessório já virou objeto essencial, utilitário, bem como, objeto de status. Estar usando uma máscara de grife e não uma simplória máscara cirúrgica para algumas pessoas é sinônimo de Status Social, fashionismo e muito Glamour!

Diante dessa preocupante e caótica situação findou-se a Semana de Moda de Paris.
Todos estão trabalhando em home office, em resguardo. Até os poderosos Editores de Moda, como, Anna Wintour (Vogue), Imran Amed (Business of fashion), Nina Garcia (Elle/Marie Claire). Enfim, os importantes, grandes e pequenos veículos adotaram a medida preventiva afim de se proteger e evitar a proliferação do Coronavírus.
E pelo mesmo motivo, Tóquio, Seul, Coréia, Xangai e Beijing (Pequim) também cancelaram suas Semanas de Moda até segunda ordem.
O salão do automóvel, Salão de Designer de Milão que é um evento importantíssimo, até mais que a semana de moda foi adiado pra Junho. A realidade é que existe muita coisa envolvida em torno do Coronavírus. Enfim, está tudo cancelado ou adiado. Diversas grifes do mercado do mundo inteiro estão cancelando seus desfiles. Daí se entende a gravidade e o estrago causado pelo Coronavírus.
O que está se aprendendo com o estrago gerado é que fazer transmissão ao vivo dos desfiles é perfeitamente viável e, diversos sites já faziam muito antes do surgimento do vírus. A conclusão é que no momento não há a menor necessidade de ficar em locais fechados e aglomerados correndo o risco de adoecer e talvez vir até a óbito.
Agora é o momento de se criar novos formatos, de descobrir soluções de modelos de apresentação para desfiles de coleções, de sermos criativos, inovadores e surpreendentes.
Busquemos extrair novos conhecimentos, soluções e atitudes inteligentes em prol do bem comum, tanto em nossas vidas pessoais quanto profissional e econômica.


Texto: Tatiana Peltier
Colunista de Moda do Bahia Notícia
Consultora de Imagem e Estilo Pessoal
Personal Stylist
Produtora de Moda e Styling
Instagram: @tatianapelti_consultoria
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