Qualquer profissional de comunicação sério sabe que deve produzir matérias baseado em fontes fidedignas, confiáveis. No caso do Novo Coronavírus na Bahia, a fonte é o site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Pois bem. Esta é a notícia mais atualizada sobre a situação de infectados e suspeitos do novo Coronavírus (http://www.saude.ba.gov.br/2020/03/07/bahia-confirma-segundo-caso-do-novo-coronavirus-covid-19/). Portanto, a fonte oficial sinaliza dois casos confirmados em Feira de Santana.
E até às 17 horas de ontem (06), eis trecho da notícia no site da SESAB: “a Bahia registrou 93 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus, sendo 21 excluídos por não se enquadrarem no protocolo do Ministério da Saúde, 33 foram descartados laboratorialmente e 38 aguardam análise laboratorial…Os municípios notificantes foram Camaçari, Candeias, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jacaraci, Jequié, Lauro de Freitas, Lençóis, Porto Seguro, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Tucano e Vitória da Conquista”.
Alguém está lendo algum caso em Madre de Deus? Não. Pois bem. Veio a óbito na cidade uma moradora de Salvador, que esteve em unidades de saúde da capital baiana, teve alta e foi a Madre de deus, onde reside sua mãe. Estava em estado grave e no Hospital Municipal de Madre de Deus foi colocada na tela da Regulação para transferência para o hospital Couto Maia, em Salvador.
Inclusive, chegou no local a UTI Móvel para o transporte da paciente. Mas, infelizmente, ela não resistiu. E foi a óbito. O exame foi realizado no Laboratório Central (Lacen), vinculado à Secretaria de Sáude do Estado da Bahia, e deu negativo para o Novo Coronavírus. A paciente foi infectada com o Influenza A-Subtipo H1N1.
E há também uma carta nas redes sociais da irmã da paciente, onde ela coloca suspeitas do Novo Coronavírus. A dor da irmã e da família precisa ser respeitada. E na própria carta a irmã ressalta: “não sabemos se minha irmã estava com Coronavírus”. Mas essa carta serve pra um “comunicador desmascarado na mentira” postar isso?
Caiu a máscara! Em nenhum momento o “mercador de mentiras” foi ao site da SESAB? Por quê? Pois a ele não interessa a verdade. Senhores e senhoras. Vivemos tempos sombrios. Onde a dor de uma família é utilizada para fazer política. Devemos, todos, respeitar, este momento triste para a família da paciente. E não é correto um “comunicador” pegar uma colocação de uma familiar, em seu momento de dor, e colocar no seu site que há um caso “suspeito”.
Que este caso sirva para sabermos separar o joio do trigo. Quem ama Madre de Deus ficou aliviado pelo fato da cidade não ter até o momento nenhum caso do Novo Coronavírus. Mas, infelizmente, vimos nas redes sociais pessoas dizendo que “precisa alarmar mesmo”.
Não há limite para a irresponsabilidade e a insensatez? Essas pessoas querem, de forma insana, o pior o para Madre de Deus. Fica no ar a pergunta. Por quê?
Deixe seu comentário