“Já chorei muito, mas, hoje, após essa campanha, me sinto mais confiante de que verei meu filho mais independente para suas atividades diárias, realizar o sonho de poder correr, jogar bola. Lutarei até o meu último dia de vida, para que ele se sinta como uma criança normal, dentro de suas limitações e se sinta mais incluso no meio da sociedade”. Este é o desejo de Suzana de Oliveira, mãe do pequeno João Miguel de Oliveira Bispo.
Miguel, de três anos, tem paralisia cerebral, do tipo quadriplégica espástica, que compromete a sua função motora. Segundo os pais, decorrente de erro médico, o pequeno necessitou de reanimação ao nascimento e apresentou desde os primeiros dias, episódios de crises convulsivas. Devido às sequelas que o garoto vem apresentando: diminuição da estabilidade do tronco, encurtamento e rigidez na musculatura, o que o impossibilita de fazer movimentos simples como sentar, caminhar e até falar, dificuldade de manter o equilíbrio e usar os braços e mãos para atividade diária. A família se mobilizou em torno da campanha: “Miguel quer Andar – Vencendo a Paralisia Cerebral”, que visa arrecadar fundos para um procedimento cirúrgico.
No final do ano passado, os pais descobriram uma cirurgia realizada com sucesso em mais de 90 crianças pelo médico Dr, Francisco Alencar, em Teresina-PI. A rizotomia dorsal seletiva (RDS) é um procedimento realizado na medula espinhal que libera a musculatura e o único tratamento capaz de reduzir permanente a espasticidade (rigidez muscular). O custo da cirurgia foi avaliado em R$ 60 mil, incluindo equipe médica/neurocirurgia, hospital, equipe de reabilitação.
Logo, ele realizando essa cirurgia, dará a ele:
- chance de andar,
- melhorar sua coordenação motora,
- sua postura,
- melhora em deglutição,
- melhora nas crises.
- diminuir permanente as dores musculares que ele sente, que atrapalha muito seu sono
- evitar deformidades, como luxação de quadril e escoliose.
Os pais publicaram um vídeo que demonstra a regressão que o pequeno Miguel vem tendo. O vídeo a esquerda foi gravado em setembro de 2019, o vídeo da direita foi gravado, em 17/03/2020.
Link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ajFpkUiDSSg&feature=youtu.be
Se você quer ajudar João Miguel, faça sua doação na Caixa Econômica – Agência 3644; opção 013; poupança 3420-9 titular Galdina S. de Oliveira. A doação também pode ser feita na conta do Banco do Brasil – Agência 0684-0, Conta Corrente 29281-8. Titular Jefferson H. S.S Bispo.
Ou, também pode contribuir através da VAKINHA ONLINE. Clique aqui http://vaka.me/942845
Mais informações podem ser verificadas no instagram @joaomiguel3827, ou pelo contato 075 9 9175-0135.
“Estamos lutando contra o tempo, pois as sequelas podem limitá-lo ainda mais, na medida em que ele vai crescendo, mais rigidez há em sua musculatura, mais encurtamentos, e eu não quero expor ele a mais uma cirurgia, que é de correção óssea. Estamos fazendo essa campanha para arrecadar dinheiro para eliminar a espasticidade de Miguel, assim evitarei deformidades, como luxação de quadril e escoliose nele.”, diz a mãe.
Deixe seu comentário