A próxima votação das contas do ex-prefeito de Candeias, Sargento Francisco, pode definir seu futuro político. Interessado em se lançar na política novamente, após ter deixado a Prefeitura em 2016, caso tenha suas contas relativas ao exercício daquele ano aprovadas pelo atual corpo legislativo da Câmara, Francisco está livre para concorrer novamente a cargo eletivo. Do contrário, porém, poderá ter seus direitos políticos cassados e ficar inelegível.
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deu parecer favorável às contas da gestão Chico em 2016, embora tenha feito “ressalvas” quanto aos gastos realizados pelo gestor naquele ano. Agora cabe aos vereadores do atual exercício votarem pela aprovação ou rejeição das mesmas contas. Para que sejam aprovadas, as contas de Chico precisam ter no mínimo 10 votos a favor. De acordo com sondagem, o ex-prefeito teria pelo menos 7 votos garantidos a seu favor.
Os nomes dispostos a salvar a pele de Sargento Francisco e liberá-lo do ostracismo político ao qual sucumbiu após ostentar um dos maiores índices de rejeição entre os últimos prefeitos (93%), seriam?: Alcione Cica, Diego Maia, Fernando Calmon, Val Enfermeiro, Gil Soares, Lucimeire Magalhães e Rosana de Bobó. Cada qual por suas razões, os 7 aliados de Francisco deveriam enfrentar a oposição de outros 10 colegas, caso não hajam mudanças de voto ou abstenções.
Vale lembrar que, como herança de sua administração, Sargento Francisco deixou ao município uma dívida de mais de 17 milhões com o governo da Bahia, além de ter protagonizado inúmeros escândalos com o uso de dinheiro público, a exemplo de obras como a ponte da Nova Brasília e a entrada da cidade, orçadas em milhões de reais.
Deixe seu comentário