No dia 07 de março a Secretária de Assistência Social de Candeias, Joelma Aneide, deu um importante passo rumo à reestruturação da pauta para o município. Ela esteve reunida com o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, para juntos traçar diretrizes para as políticas de assistência social de Candeias.
Entre os planos traçados pelos membros dos dois governos, estavam políticas de fomento a autonomia e emancipação social, a coibição da violação de direitos humanos e o incentivo a geração de emprego e renda das famílias da cidade. O enfoque foi sugerido pelo secretário Carlos Martins e objeto de consenso.
Após apresentada as principais debilidades do município pela Secretária Joelma, o secretário estadual mostrou-se disposto a aumentar sua participação na Assistência Social em Candeias. Martins afirmou que já na próxima terça-feira (14) uma equipe técnica da Superintendência de Assistência Social da Secretaria será enviada à cidade para confecção de um novo Plano de Trabalho, que inclui metas de acompanhamento familiar. A SJDHDS também irá orientar a gestão do Fundo Municipal e realizará capacitação e assessoria técnica em visitas regulares ao município.
Joelma Aneide se mostrou contente pela qualidade do diálogo com o governo do estado, e disse esperar “melhorias significativas” na capacidade de atendimento da Secretaria de Assistência Social agora que dispõe de auxílio e cooperação direta com a SJDHDS.
Atualmente Candeias dispõe de três unidades do Centro de Referência da Assistência Social – Cras e uma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acompanhamento sócio-assistencial com psicólogos, assistentes sociais e advogados. No ano passado, contudo, a cidade não recebeu repasses do governo do estado e do governo federal porque as contas estavam inativas.
Deixe seu comentário