A abertura da Jornada Pedagógica da EMACB (Escola Municipal Argentina Castelo Branco) ficou por conta do hit “Quintal” dos irmãos Melim, cujo trocadilho dos versos “Que tal conhecer meu quintal?” rendeu uma acolhedora discussão “já que o quintal é a grande metáfora para ideias que nos identificam como pessoa, como educadores, consoante trazemosguardadas nos escaninhos das nossasalmas”, destacou a coordenadora pedagógica EMACB, Profa. Rosana Rios.
A Música “Sandália de Couro” interpretada pelo baiano Jauperi, serviu de mote para discutir sobre a concepção das ideias prontas, que, muitas vezes, “rejeita os desafios das mudanças provocadas pela experimentação do novo: um tênis, um tamanco, um salto, simplesmente porque já está em sua confortável sandália de couro” filosofou a diretora Marolina Silva, durante a abertura do tema central da Jornada, conforme proposto pela SEDUC/Candeias “Educação Inovadora na Perspectiva do Ensino Disruptivo: Uma Escola que Acolhe e Transforma”. Em contraposição ao “sapato de couro, a música “Vestido de Prata”, também na voz de Jau, serviu para que o grupo revisitasse o PPP (Projeto Político Pedagógico), isso porque em “vestido de prata” há uma identidade em que “um presente assim, seja a cara dela, ou seja, uma escola assim, que seja a cara dela, nossa, de todos, numa perspectiva acolhedora”, resumiu a vice-diretora, Nildete Ramiro.
A Jornada EMACB contou ainda com dinâmicas, oficinas, resgate das memória afetivas, como a do Prof. José que declarou ter gostado de “…lembrar que ensinar com alegria tem melhores resultados”, afirmando ainda que embora não “goste” de dançar, nem de cantar, cantou e dançou com alegria.
O clima de carnaval tomou conta de todos com a música “Chame Gente”, canção de Armadinho, Dodô e Osmar, Caetano Veloso e Moraes Moreira, que convida a todos para essa grande mistura que é fazer educação que acolhe e transforma, em que um completa outro, “E a ‘gente se completa…’pura verdade, nos completamos”, parafraseou a Prof. Bárbara Reis, traduzindo de perto a Jornada EMACB 2023.
Deixe seu comentário