Começou a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), desenvolvida pela Coordenação de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e Diretoria de Direitos Humanos. A iniciativa visa disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez em jovens e meninas.
A primeira atividade aconteceu nesta segunda-feira (13), no CREAS, com a participação da Coordenadora Selma Fonseca, e da equipe técnica formada pela psicóloga Emanuelle Oliveira, as assistentes sociais Fernanda Sena e Andréa Borges, além da advogada Larissa Lima. Tais profissionais conduziram a Sala de Acolhimento, com as pessoas que chegavam ao local em busca de atendimento.
Logo depois, no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, 114 estudantes acompanharam as atividades socioeducativas e culturais realizadas pelo psicólogo Samuel Costa, do Centro de Terapia Raízes; pela enfermeira Claudiana Reis, do PSF Pró Saúde do Bairro Barreiro, e os Agentes Comunitários de Saúde Nathaniel Ferreira Silva, Maria da Conceição, Jaciara Santana Alves e Marli Oliveira; a ação teve ainda a participação do Projeto Juvenil Filhos da Promessa, e a participação do Conselho Tutelar, representado pelo Conselheiro Ivan Vasconcelos.
O estudante Alan Deivid tem 18 anos de idade e está no 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães. Para ele, abordar o tema da gravidez na adolescência “é bem importante no mundo de hoje porque faz um alerta para a juventude”.
Já a adolescente de 16 anos Maria Luíza de Santana, aluna do 3º ano, falou que a palestra foi válida tanto para as meninas grávidas, quanto para prevenir outras garotas “e dar suporte porque não é um assunto muito falado”.
Pela tarde, as atividades da Semana continuaram no Colégio Estadual dos Rodoviários. Dessa vez, a condução dos trabalhos foi feita pela enfermeira Taís Rocha, do PSF São José Operário, do Bairro Pirinel. Os 164 alunos presentes assistiram a uma apresentação cultural do Projeto Juvenil Filhos da Promessa.
As ações da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência continuam até quinta-feira (16), contemplando mais colégios estaduais e unidades da SEMAS. “Levar essas informações para a escola é uma necessidade urgente para que esses jovens sejam orientados da melhor forma possível e de acordo com as evidências científicas. Nossos adolescentes estão carentes de informações corretas e precisas, que não venham só do universo da internet, mas que seja compartilhado entre as pessoas para que seja possível quebrar tabus”, declarou a vice-diretora do Luís Eduardo, Jecilene Rezende.
Virgínia Brito, por sua vez, que é diretora do Colégio Estadual dos Rodoviários, ressaltou que a ação da SEMAS proporciona também o autocuidado. “Muitos deles têm vergonha de conversar com a família, alguns têm vergonha de se abrir para o professor, então quando vocês adentram a escola trazendo esse tema, vocês trazem para eles conhecimento de valor”.
Fotos: SEMAS
Deixe seu comentário