• SOBRE
  • ANUNCIE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
Bahia Notícia
  • Inicial
  • Destaque
  • Esporte
  • Política
  • Entretenimento
No Result
View All Result
  • Inicial
  • Destaque
  • Esporte
  • Política
  • Entretenimento
No Result
View All Result
Bahia Notícia
No Result
View All Result

Candeias: Candeenses orgulham município ingressando na UFBA. Confira!

Philippe Peltier Por Philippe Peltier
13 de fevereiro de 2020 às 19:27
em Notícias
Candeias: Candeenses orgulham município ingressando na UFBA. Confira!
Compartilhe no WhatsappCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Bahia Notícia e os professores Jair Cardoso e Cássio Vinicius (Secretário de Educação), Hamilton e milhares de candeenses parabenizam os estudantes aprovados nos cursos da UFBA 2020.1 que utilizaram todo o seu poder de conhecimento e inteligência para orgulhar não só as suas famílias, mas a todos do município por ingressarem numa das melhores e mais tradicionais faculdades do Brasil. Conheça a história de cada um deles:

Meu nome é Jefferson Raimon de Barros Silva, tenho 21 anos, sou negro-pardo, nascido e morador de Candeias-BA. Toda a minha formação veio das escolas públicas de Candeias, como a Escolinha Sonho Meu e Escola Nossa Senhora das Graças, onde estudei o Ensino Fundamental I. A Escola Estadual Luiz Viana Filho no Ensino Fundamental II e por ultimo o Colégio Estadual Ouro Negro, o qual cursei todo o Ensino Médio, me formando em 2015. Apesar de conseguir ser aprovado na UFBA 5 anos depois, não fiquei parado nos estudos. Fiz curso Técnico de Redes de Computadores no SENAI no polo de Candeias, concluindo em 2017. Logo após fui selecionado no PROUNI 2017.2 na Faculdade ÁREA1 em Engenharia da Computação, pois sempre gostei da área de Exatas e Computação, porém, por motivos pessoais precisei trancar. Em 2019 decidi prestar o ENEM novamente e contei com os Aulão do ENEM no Colégio Estadual Ouro Negro com os professores Hamilton F. Assis, Priscila S. Dantas e outros, o qual ajudou a colocar os estudos do Ensino Médio em dia. E no SISU 2020.1, fui selecionado no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia na UFBA, ficando em 7º lugar na classificação na modalidade de cotas de Pessoa Negra independente de renda. Estou bastante entusiasmado em estudar e fazer parte dos que ajudará a tecnologia a se desenvolver em nossas vidas.

Meu nome é Adlany, tenho 17 anos, sou negra e nascida na cidade de Valença-BA. Aos 9 anos de idade me mudei para Candeias com meus pais a fim de estar mais perto da minha família materna, que há um bom tempo já residia aqui. Estudei até os 14 anos no Colibri, instituição que me acolheu e me proporcionou a adaptação na nova cidade. Lá tive professores que desde o meu 6º ano já viam potencial em mim e me incentivavam a descobri-lo. No meu ensino médio, ingressei no Colégio da Polícia Militar da cidade, local de ímpar importância no meu amadurecimento. No meu 3º ano do EM, fiz um estágio na Defensoria Pública de Candeias. Mais do que tudo, esse foi o momento decisivo para a minha escolha de curso, pois todos os dias eu via e me encontrava um pouco mais na área do Direito. Agradeço a todos os servidores da Defensoria por terem confiado em mim e me ensinado tantas coisas, graças a isso e a vocês eu soube enxergar o quanto o Direito é lindo! Buscando ajuda para os estudos pré Enem, ao saber do curso “Universidade para todos”, oferecido de maneira gratuita, me inscrevi e passei a frequentar, enquanto, em casa, também tentava aproveitar o tempo que eu tinha para estudar/rever algum assunto. Até o dia do resultado do Enem, fui preenchida pelo sentimento de ansiedade e nervosismo, esses que permaneceram até o dia do resultado do SiSU, onde eu soube que tudo valeu a pena pelo 8º lugar em Direito na UFBA! Confesso que, na infância, quis ser um pouco de tudo, mas a área do Direito nunca passou pela minha cabeça, embora soubesse que eu queria fazer diferença, e farei! No momento, preciso agradecer, primeiramente a Deus por ter permitido essa conquista, mas também, a toda a minha família, sendo esses os responsáveis por toda a base que adquiri até hoje, e a TODOS os professores que já passaram pela minha vida, nada seria o mesmo sem vocês! A todos os jovens candeenses, acreditem em vocês e sejam tudo o que vocês sonham!

  Meu nome é Antônio Lazaro Santos Soares Junior, tenho 18 anos, sou negro, nascido em Candeias-BA. Estudei até o 5 anos na Escolinha Mundo da Criança, lembro das professoras Raimunda, Elizangela e Cida, em Candeias mesmo. Sempre quis ser médico, desde bem pequeno, tanto que nem lembro como começou isso. Quando passei para o 6º ano, comecei a estudar em Salvador, no Colégio Salesiano, em Nazaré, e continuei morando em Candeias. Todo dia, acordava 4:40 e pegava o transporte escolar pra Salvador, retornando pra Candeias, geralmente, 14h, quando não tinham aulas à tarde. No meu 3º ano, prestei o ENEM e não consegui passar em medicina, então eu e minha família optamos por um curso pré-vestibular, o Bernoulli, pra dar um impulso na nota. Vim morar em Salvador nesse ano de 2019 e, depois desse ano bastante intenso de cursinho, passei em 6º lugar em medicina na UFBA, na categoria ampla concorrência. Eu escolhi a medicina por sentir uma afinidade muito grande com a área, sempre gostei das matérias ligadas a ela, e pela possibilidade de poder ajudar outras pessoas diretamente”.

Salve! Meu nome é Felipe dos Santos Souza, tenho 16 anos e eu fui aprovado na UFBA, no curso de Engenharia da Computação. Alguns podem achar estranho o fato da minha idade, ser tão novo e aprovado na faculdade, mas é que não fiz a alfabetização por já saber Ler, escrever e resolver as 4 operações aos 5 anos de idade, isso graças à minha mãe que sempre me incentivou e ajudou a estudar e ter o hábito de ler desde os meus 3 anos. Eu estudei “sozinho”, pois não fiz cursinho, mas tive ajuda do meu colega de classe Angelito, das aulas na plataforma do Descomplica e de alguns dos meus professores no Colégio Militar, que sempre acreditaram no meu potencial e dos meus colegas da turma. Hoje, eu posso dizer que venci a desigualdade, o preconceito e as diversas dificuldades que candeenses negros e pobres enfrentam todos os dias para conseguir estudar ou trabalhar. Não se contentem com pouco, nossos voos devem ser altos sempre, pois sonhar alto e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho.

Meu nome é Miquéias Reuel, tenho 17 anos e fui selecionado no Sisu 2020.1 para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, na UFBA. Estou muito orgulhoso por ser o primeiro da família a ingressar os estudos acadêmicos em uma universidade federal, e continuarei dando orgulho para os mesmos. Quero dedicar essa conquista a minha mãe que sempre quis me proporcionar um ensino da qualidade na medida do possível, agradecer de coração a todos os meus amigos e alguns professores (em especial Jeiel, Angelito, Maria Eduarda e a professora Ângela Gregorio) que tiveram muita influência para chegar onde cheguei e não duvidaram de mim, e a Deus que sempre esteve comigo e permitiu que começasse esse novo ciclo, realizando meu sonho de começar minha primeira graduação. Não foi fácil mas espero que as pessoas, assim como eu, não desistam de seus sonhos.

Eu comecei a fazer teatro em 2012 e o teatro me ajudou muito na escola, na minha relação com as pessoas e a descobrir quem eu sou, eu era muito incentivado pelo professor Marcos Oliveira e eu me inspirava muito nele sempre tive vontade de passar a minha experiência para outras pessoas, ajudá-las como o teatro me ajudou e incentiva-las como Marcos me incentivou, então eu estava decidido a fazer licenciatura em Artes Cênicas, fiz o ENEM e me inscrevi no processo seletivo da UFBA e passei na primeira fase com a nota do ENEM, e a segunda fase seriam três provas, uma escrita sobre três peças, outra era a montagem de uma cena em grupo e a terceira oral em que os avaliadores faziam algumas perguntas, o processo foi tranquilo, divertido e todos que participaram são muito talentosos, acolhedores e especiais, infelizmente nem todos puderam entrar, mas eu desejo sucesso a todos e parabéns aos que passaram. Vou me dedicar ao curso para um dia poder fazer a diferença na cidade de Candeias, incentivando outros jovens na arte e contribuir para a cultura e desenvolvimento de todos.

Meu nome é Winny do Sacramento de Oliveira, filha de Josilede dos Santos do Sacramento, neta de Maria São Pedro Ferreira dos Santos, tenho 18 anos, sou negra e nascida em Candeias-BA. Antes de tudo, quero expressar minha gratidão a Deus, por Ele ter me dado fé e coragem para alcançar mais um objetivo na minha vida. Bom, eu sempre estudei em escola pública, terminei o ensino médio em 2018, fiz o ENEM e não obtive um bom resultado, então, decidir fazer um curso de Bombeiro Civil e Socorrista e dedicar meu ano seguinte aos estudos para a prova. Ao decorrer do ano, não conseguia focar meus estudos para o vestibular, me dei conta do erro que estava cometendo no início de setembro, e tive que correr atrás do prejuízo, decidir estudar de verdade, sem cursinho e sozinha. Como atualmente trabalho no centro de abastecimento (feira) com minha avó, tive que contar com o apoio dela, para que ela atendessem os fregueses/clientes enquanto eu tentava me concentrar em meio de tanto barulho para ter um estudo eficiente. Conheci no meu ensino médio um professor chamado Hamilton Assis, que foi um incentivador na minha vida e nos meus estudos, sou tremendamente grata por todo o apoio moral que ele me proporcionou. Também, tive o apoio de uma pessoa muito importante nesses 3 meses de estudos, meu atual namorado, Edy Santos, que foi primordial para que eu pudesse alcançar 820 na redação e uma média o suficiente para conseguir a tão sonhada vaga na UFBA. Agradeço a todos meus familiares e amigos que acreditaram em mim. O curso que eu escolhi foi o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades que, posteriormente me direciono para a psicologia. E para finalizar, deixarei uma frase que me incentivou quando eu pensava que era impossível. “Se você não pode se destacar pelo talento, vença pelo ESFORÇO”.

Meu nome é Jeiel Barbosa, nasci e cresci em Candeias, sou filho de mãe guerreira, empregada doméstica e mãe solteira, Julene Santana! Tenho 17 anos e conquistei o 1° lugar no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com mais de 1 ano de estudos em casa, pela internet. Oriundo de escola pública que, apesar do ensino defasado, alguns professores foram destaques para mim, para que eu me tornasse quem sou.
O sonho de estudar na Federal da Bahia começa quando compreendi a necessidade da defesa do sistema educacional, público, gratuito e inclusivo. Por fim, desejo que continuem lutando pelos seus sonhos, a perseverança é o caminho para o sucesso! Que essa seja só a primeira aprovação para uma longa estrada que me espera.

Alô você! Meu nome é João Lêdo, tenho 17 anos e fui aprovado em 1º lugar no curso Interdisciplinar em ciência e tecnologia, na UFBA. Durante todo o ensino fundamental II e ensino médio estudei no Colégio da Polícia Militar de Candeias, onde, tive a oportunidade de crescer em diferentes áreas da vida e com a ajuda dos meus amigos, alguns professores que sempre incentivaram o meu desenvolvimento e com bastante empenho pessoal a aprovação veio.
E no começo da minha jornada percebo que tendo consciência da pessoa idealizo me tornar um dia, vejo que só eu posso ser essa pessoa, através dos meus esforços e dedicação, independente das possíveis falhas, por isso, nunca parar de tentar é a chave.

Meu nome é Mateus Reis Barboza, tenho 17 anos e sou filho de Joilse Coelho Reis e Rogério de Carvalho Barboza, primeiramente venho agradacer a todos meus familiares que me ajudaram nessa jornada árdua, principalmente minha mãe e minha avó que além de me conceder tempo para estudar, também pagavam um cursinho on-line para mim, pois sabiam da minha necessidade de ter um estudo maior, levando em consideração que estudei o meu ensino médio completo em escola pública, porém, foi lá que conheci professores ótimos que me ajudaram bastante, me ensinando até mesmo em horário de intervalo, por isso sou muito grato aos meus professores, principalmente ao professor Jair Cardoso, Magali Gualberto e Edna Coroa. Essas pessoas sem dúvida acrescentaram muito na minha vida de estudante, fazendo eu alcançar 880 na redação do ENEM 2019 e uma boa nota para conseguir passar em primeiro lugar no curso de ciências contábeis na UFBA. Também sou muito grato ao projeto Universidade Para Todos (UPT) que me acrescentou bastante e ajudou vários colegas também. Sendo assim, queria pedir que o projeto continuasse na ativa e que possa ajudar outras pessoas que assim como eu e meus colegas não teve oportunidade de pagar um curso presencial de qualidade.

Márcio Gualberto: Primeiro agradeço a Deus por ele me dar o Dom, me capacitar, me dar forças para enfrentar tudo, agradecer ao meu saudoso pai, meu primeiro professor de teoria, a minha mãe por ser minha professora em tudo na vida, por ser guerreira, eterna estudante, isso contagia não só a mim como a família inteira, mulher extraordinária, te amo mãe.
Agradecer a minha parceira, minha amada, minha esposa Letty Lymma, confesso que não acreditava na possibilidade de passar… É uma mistura de “não sou capaz, sou capaz sim” mas, a minha esposa sempre junto dizendo, você é capaz, você vai conseguir, ela me inscreveu no Enem, após resultado do Enem ela me inscreveu na UFBA e aqui estou, aprovado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia, muito obrigado meu amor, te amo! Agradecer aos meus professores e professoras do curso técnico de música que faço, o @ceepmusicaoficial. Agradecer a todos os meus familiares e amigos por de uma certa forma indiretamente e diretamente me impulsionaram a ir em busca de uma das coisas que mais gosto de fazer na vida, “Música”, e lá vou eu.

Compartilhe no WhatsappCompartilhe no Facebook748Compartilhe no Twitter
Philippe Peltier

Philippe Peltier

Natural de Salvador, Bahia. Jornalista formado em 2017, trabalhando no Bahia Notícia desde 2018. DRT 6144/BA.

Artigos Relacionados

São Sebastião do Passé: Presidente do PT pede expulsão de Angelo Santana por comportamento antiética e tentativas de manipulação
Notícias

São Sebastião do Passé: Presidente do PT pede expulsão de Angelo Santana por comportamento antiético e tentativas de manipulação

16 de junho de 2025
Serrinha realiza o melhor São João da Bahia em 2025 no primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Cyro Novais
Municípios

Serrinha realiza o melhor São João da Bahia em 2025 no primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Cyro Novais

16 de junho de 2025
Prefeitura de Conceição da Feira, sob o comando do prefeito João de Furão, promove Arrasta Conça Kids para a diversão das crianças
Municípios

Prefeitura de Conceição da Feira, sob o comando do prefeito João de Furão, promove Arrasta Conça Kids para a diversão das crianças

16 de junho de 2025

Deixe seu comentário

Matrícule seu filho

POSTS RECENTES

São Sebastião do Passé: Presidente do PT pede expulsão de Angelo Santana por comportamento antiética e tentativas de manipulação

São Sebastião do Passé: Presidente do PT pede expulsão de Angelo Santana por comportamento antiético e tentativas de manipulação

16 de junho de 2025
Serrinha realiza o melhor São João da Bahia em 2025 no primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Cyro Novais

Serrinha realiza o melhor São João da Bahia em 2025 no primeiro ano da gestão do prefeito Dr. Cyro Novais

16 de junho de 2025
Prefeitura de Conceição da Feira, sob o comando do prefeito João de Furão, promove Arrasta Conça Kids para a diversão das crianças

Prefeitura de Conceição da Feira, sob o comando do prefeito João de Furão, promove Arrasta Conça Kids para a diversão das crianças

16 de junho de 2025
Jojó se destaca como exemplo de solidariedade em Madre de Deus

Jojó se destaca como exemplo de solidariedade em Madre de Deus

16 de junho de 2025
Ueliton Cruz de Santana, o estrategista e articulador que marca época na política de Candeias

Ueliton Cruz de Santana, o estrategista e articulador que marca época na política de Candeias

15 de junho de 2025
Soraia Cabral, titular da secretaria de assistência social se destaca como líder na defesa dos direitos sociais em Candeias

Soraia Cabral, titular da secretaria de assistência social se destaca como líder na defesa dos direitos sociais em Candeias

15 de junho de 2025
Bahia Notícia
  • SOBRE
  • ANUNCIE
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO

© 2024 Bahia Notícia - Seu Portal de Notícias da Bahia por Junior Robocop.

Parceiros: Minha Bahia
Parceiros: Minha Bahia
No Result
View All Result
  • Inicial
  • Destaque
  • Esporte
  • Política
  • Entretenimento