Berg Aragon contornou vexame e foi saudado pela Casa.
Na noite desta quinta-feira (15) a Câmara Municipal de Vereadores de Serrinha abriu oficialmente os trabalhos em 2018. A sessão, que contou com amplos seguimentos populares, do empresariado e de autoridades locais, não viu a graça do prefeito municipal, Dr. Adriano Lima (PMDB).
A polêmica, no entanto, estaria apenas começando. Isso porque, em seu lugar, Adriano não enviou o vice-prefeito, diante da lei Orgânica do município, o segundo na linha sucessória e representante legal em sua ausência. Em seu lugar Adriano enviou o procurador do município, Ciro Novaes. Educado e gentil, Ciro recebeu bem a imprensa e tentou explicar detalhadamente os motivos da ausência do prefeito, que segundo ele, teria viajado em regime de urgência.
O momento foi constrangedor, já que a justificativa dada pelo procurador foi a de que o prefeito o enviou porque no momento – dada a suposta urgência – ele era o “mais acessível no momento”. A desculpa não parece ter agradado muito os presentes na sessão. Apesar do “climão”, o procurador avançou sua agenda e falou das ações empreendidas no município em 2017, da agenda 2018 e dos compromissos da gestão com a prestação de contas.
Diante do ato desleal do prefeito, que escolheu o procurador e não o seu representante e sucessor legal para a ocasião, foi inevitável não sentir o clima de constrangimento se generalizou sobre a Câmara. O constrangimento só foi arrefecido quando o vice-prefeito, Berg Aragon, compareceu à tribuna, cumprimentando a todos.
Volta por cima:
Em sua chegada, o vice-prefeito contrastava com o vexaminoso ato do chefe do executivo municipal. Ao longo de toda cerimônia de abertura, o político e empresário foi saudado por membros da situação e da oposição na Casa Legislativa, demonstrando sua capacidade de diálogo com os diversos setores da política local.
Durante sua fala, Berg agradeceu o convite da Casa e ainda disse que compareceria “quantas vezes fosse solicitado”. O vice-prefeito elogiou o trabalho dos vereadores e destacou seu compromisso com Serrinha: “tenho compromisso com a população de serrinha até 31 de dezembro de 2020 e honrarei a todos que confiaram a nós o futuro da nossa cidade”.
Ele também lembrou a infância humilde e o posterior sucesso profissional, fruto de muito trabalho. Em seguida, o vice-prefeito chamou a atenção para a importância dos vereadores na intermediação do diálogo com a sociedade: “são vocês que zelam pelo bom desempenho do executivo e funcionam como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito”, afirmou.
Aplaudido ao final, Berg, sem querer entrar no mérito, afirmou “continuamos firme na luta, com muito trabalho e desejo de ver Serrinha melhor!”. Em tom descontraído, o vice-prefeito quebrou o clima tenso evocando os versos de Gilberto Gil: “Anda com fé eu vou, que a fé não costuma faiá”.
Junto ao vice-prefeito, Berg Aragon, e o procurador do município, Ciro Moraes, estiveram presentes na sessão o presidente da casa o vereador, Rogério da Cerâmica e os edis, Jorge Gonçalves, Sargento Jean, Zé da Ambulância, Régis da Vila, Rose de João Grilo, Mariana Cunha, Régedo Ferro-velho, Reis, Santiago, Flávio Ferreira, Júnior Bigode, Edilene Ferreira, Deca da Bela Vista e Alex da saúde.
Foto: Bahia Noticia
By: Tiago Souza
Deixe seu comentário