Os temporais que têm atingido Norte e Nordeste trouxeram sérias consequências para a Bahia. Com pessoas desalojadas e desabrigadas, a cidade de Jaguaquara decretou situação de emergência, assim como o município de Maiquinique.
Temporais e ventos fortes foram sentidos em Sátiro Dias, que teve de cancelar o show do cantor Tayrone após a estrutura do palco da Festa do Bom Jesus do Pastor ceder. Em Dias D’Ávila, um carro submerso foi flagrado por um morador, que registrou o momento em vídeo.
Além disso, o Sul do estado também foi afetado pela força da água. O município de Floresta Azul chegou a 86 milímetros de chuva acumulada, deixando 28 pessoas desalojadas. Em Itororó, há o risco do Rio Colônia transbordar, preocupando os moradores.
Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até às 18h de domingo (12), foram registradas ocorrências em 49 cidades da Bahia. Boa parte desses registros eram referentes a alagamentos.
Segundo a Climatempo, as chuvas devem seguir até sexta-feira (17), mas irão perder intensidade. Em Salvador, o fim de semana foi de chuvas com raios e trovões, chegando a alagar diversos pontos da cidade, como a região do Mercado Municipal, no bairro de Itapuã, onde o volume de água impedia a passagem de pedestres, além de comprometer o comércio local.
É esperado que os maiores acumulados sejam vistos na região Oeste, já que o trimestre atual faz parte do período chuvoso. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), de sábado (11) para domingo (12), as estações localizadas em Rafael Jambeiro e Ribeira do Pombal foram as que registraram o maior volume diário de precipitações no estado, sendo 157mm e 123mm.
Para o Inema, as precipitações neste momento do ano estão associadas à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), assim como à chegada de frentes frias ou de algum vestígio delas.
Além de Rafael Jambeiro e Ribeira do Pombal, as cidades com maiores acumulados dos últimos três dias foram Itapetinga (152,4 mm), Amargosa (150,8 mm) e Nilo Peçanha (147,21 mm).
De terça até sexta-feira, a previsão é que o litoral do estado tenha chuvas de intensidade fraca a forte, enquanto o Centro-Oeste deve ter apenas algumas pancadas e chuvas de fraca intensidade.
As cidades mais afetadas pelas chuvas foram: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuípe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba, Paulo Afonso, Santa Inês, Itapebi, Jucuruçu, Ibicuí , Alagoinhas, Madre de Deus, Campo Formoso, Itororó, Itajú do Colônia, Coaraci e Quijingue.
Deixe seu comentário