O candeense Nery Vendedor está na lista Justiça Federal como um dos terroristas presentes em Brasília no último domingo (09), sendo um dos incentivadores no ato anti-democrático de golpistas radicais.
Nerivaldo dos Santos, mais conhecido como Irmão Nery Vendedor, está entre os integrantes dos grupos que praticaram ataques antidemocráticos aos Três Poderes em Brasília (DF), no último domingo (8). Filiado ao PSC, ele é natural de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador.
Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Irmão Nery Vendedor, 48 anos, foi candidato a deputado federal nas eleições de 2022, mas não se elegeu. Na disputa, ele acumulou apenas 1.027 votos. Vendedor de comércio varejista e atacadista, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) declarou ter R$ 1.395.000,00 em bens.
Em 2016 e 2020, Irmão Nery Vendedor também concorreu a um cargo eletivo e tentou uma cadeira na Câmara Municipal de Candeias, mas não foi eleito.
Ele esteve no acampamento em frente ao Quartel General da 6ª Região, no bairro da Mouraria, em Salvador, e além de questionar o resultado democrático das eleições presidenciais, nas redes sociais Irmão Nery também afirma ter sido “vítima” do sistema eleitoral, ao dizer que não teve as suas supostas vitórias reconhecidas pelo TRE-BA. “Desde 2016 eu fui eleito lá [em Candeias] e não recebi um mandato sequer”, diz em um de seus vídeos.
Também pelas redes sociais, no dia 7 de janeiro, sábado, Irmão Nery Vendedor publicou vídeo convocando bolsonaristas a irem para a capital federal. “Brasília, 7 do um [janeiro] de 2023, Irmão Nery Vendedor da cidade de Candeias, na Bahia, convoca a todos os guerreiros como está na palavra de Joel, capítulo 3, do versículo 9 ao 16, o criador me deu esse texto na semana passada, amanhã faz oito dias, venham, venham para Brasília”, falou.
Confira o vídeo do candeense no ato terrorista em Brasília:
Deixe seu comentário