A eleição para escolha da diretoria executiva da União dos Municípios da Bahia (UPB) ocorrerá no dia 2 de março. Segundo o órgão, no dia 20 de janeiro haverá uma reunião da Diretoria Executiva para deliberação e publicação da resolução, com a provável data a ser confirmada. Por conta da pandemia e para seguir os protocolos do Governo Federal e Municipal, a UPB vai adequar a votação aos melhores procedimentos para proteção dos associados e colaboradores, afirmou a UPB em Nota.
O PP é o partido com o maior número concorrentes na disputa, com seis no total: Adriano Lima, da cidade Serrinha, Chepa Ribeiro, do município de São Félix do Coribe, Marcão, da cidade de Santana, Zé Cocá, de Jequié, Pitágoras, de Candeias e Ricardo de Itaberaba.
O PT vem logo atrás em número de candidatos na disputa pela chefia da UPB. São eles o prefeito de Miguel Calmon, Caca, e as prefeitas de Lauro de Freitas e Rafael Jambeiro, Moema Gramacho e Cibele Carvalho, únicas mulheres na disputa. Cibele é ex-secretária de Relações Institucionais do governo Rui Costa, mas ainda não conta com o apoio público do governador, que, segundo indica fontes ligadas ao Palácio de Ondina, não deve atuar na disputa.
A pacífica disputa que ocorreu nos últimos anos pode mudar no pleito de 2021, já que existe um racha na base do governador Rui Costa (PT), que ocorreu em prol da estratégia para forçar a retirada de uma candidatura do PP na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que poderá respingar no pleito UPB, podendo provocar um bate chapa entre PT e PP.
Deixe seu comentário