As ruas de Conceição da Feira, interior da Bahia, ficaram ainda mais bonitas e coloridas na noite do sábado (11), com a tradição que se baseia nos relatos da Bíblia e datas fixadas posteriormente pela Igreja, segundo os quais os chamados Três Reis Magos iniciaram sua procura por Jesus.
O grupo denominado As Pastorinhas, acompanhadas com charanga e diversas pessoas, levaram alegria e devoção ás ruas da cidade conceiçoense, a concentração saiu às 21h, em frente ao Estádio Municipal Antônio Serra. “Fico muito feliz em reunir crianças, jovens e idosos para festejar a festa dos Três Reis Magos, mostrando que a felicidade não tem idade”, relatou o padre José Ribeiro, pároco local e um dos coordenadores do evento.

O Terno de Reis é como são chamadas as canções, ou os pequenos grupos de músicos que as realizam, que têm como referência a história bíblica dos Três Reis Magos e sua chegada ao lugar onde se encontrava o menino Jesus. “Circulamos pelas ruas da cidade para louvar o Jesus menino, resistindo e preservando a nossa cultura e fortalecendo a nossa identidade”, declarou a senhora Rosilda Bastos, orgulhosa com o sucesso do evento.
Roupas festivas, paetês, flores e três homens representando os reis magos, levaram para as ruas de Conceição da Feira beleza, fé, tradição e cultura. “É a certeza de que a tradição será mantida”, garante Edmilson Costa (Bimbo), membro da Festa de Nossa Senhora da Conceição deste ano. “Estou cansada, porém feliz”, suspirou a senhora Elza, sempre animada.
Cantaram, rezaram, dançaram e comemoraram. A população da cidade mantêm uma tradição de origem portuguesa relacionada a essa história bíblica. Tradicionalmente, percorrem as casas da cidade comemorando o Dia de Reis. E na Praça da Bandeira, ao lado coreto da Igreja Matriz, a folia continuou com a charanga entoando diversas canções, irreverência e muita diversão.

POR: WASHINGTTON BARBOSA (REPÓRTER DO BAHIA NOTÍCIA).
Deixe seu comentário