O Projeto REURB, da FCCV, em parceria com a o Prefeito Adriano Lima e a Secretaria de Administração, dará grandes benefícios aos moradores de Serrinha.
O REURB é feito através de mapeamento por fotos realizado com Drone. João Depintor, responsável pelo projeto concedeu em entrevista exclusiva ao Bahia Notícia para esclarecer o assunto aos leitores de Serrinha. Confira:
Bahia Notícia: Obrigado pela entrevista! Qual a importância do REURB e o que é REURB?
João Depintor: Boa tarde! A principal importância do REURB é poder dar ao morador o título de posse do terreno. Tendo garantia ao endereço formal, eliminando a dificuldade de receber correspondências, pelo simples fato de que antes aquela rua ou terreno não existirem, existia fisicamente, mas não fazia parte do mapa, ou seja, ele está alienado não fazendo parte do mapa do município, então com o REURB ele vai ter a posse de seu terreno, essa é a principal vantagem do projeto.
Bahia Notícia: Com essa posse de terreno, a pessoa se torna automaticamente dono das posses? Com certeza existia aquela história de “eu construo uma casa em cima de um terreno e esse automaticamente se torna meu”. Isso vai dar o direito a essa pessoa se tornar o dono da casa e terreno?
João Depintor: Tem um detalhe aí, por exemplo, depende de quem for esse terreno, se esse terreno for do município ou da União, existe esse projeto do REURB, agora tem que ver se não é invasão de algum terreno que já existe um proprietário, aí envolve toda uma questão jurídica que precisa trabalhar.
Bahia Notícia: Com a chegada de vocês ao município, vai mudar a história de que o menos favorecido, agora ele terá direito e vez ao sonho da casa própria, onde na verdade ele tinha a construção dele, mas até então diante da lei oficialmente não era dele.
João Depintor: É que hoje ele tem o imóvel, mas não tem o título de posse desse imóvel, que é o que realmente garante a propriedade desse imóvel, então o trabalho é bem complexo. A primeira coisa que temos que fazer é o que chamamos de Ortofoto, que fazemos através de voos com drone, onde eu faço todo levantamento fotografico e essas fotos são sequenciadas. Aqui em Serrinha começamos com 2 bairros: Cidade Nova, que é bem populoso e extenso, em cada voo conseguimos fotografar entre 40 e 50 hectares, fizemos 7 voos para poder o bairro todo. O equipamento é muito caro e sensível, então para fazermos isso não pode estar ventando, nem chovendo, tenho que ter uma luminosidade solar razoável para que não me dê muita sombra, então não posso voar nem muito de manhã, nem muito a tarde, se não vai me dar muita sombra na foto que a gente está tirando, outra coisa importante que a gente tem que fazer também é fazer alguns pontos de georefenciamento com GPS para garantir que aquela foto realmente condiz com aquele lugar que quero colocar depois no mapa.
Bahia Notícia: Serrinha é a terra da Vaquejada no Brasil, vocês agora com esse trabalho tornarão o município muito visível dentro do mapa nacional, pois Serrinha é vista ainda como pequena por suas limitações e hoje com esse trabalho técnico será apresentada como mais do que imaginavam.
João Depintor: Depois que nós tirarmos todas essas fotos temos um programa que gera uma ortofoto global de todo o município, anteriormente essas fotos eram realizadas com um helicóptero ou avião e não teria a mesma qualidade de detalhes que nós temos com a foto com o drone, pois o drone tira uma foto a cada 2 segundos a 150 metros de altura e tenho uma sobreposição de fotos de 65%, então eu coloco uma foto sobre a outra e isso me dá uma nitidez de imagem muito melhor, em contrapartida o software leva muito tempo para processar essas imagens, então não é um trabalho que eu consigo fazer um sobrevoo aqui de 15 dias e entregar essa ortofoto, preciso de pelo menos uns 2, 3 meses para fazer todo o trabalho de voo e todo processamento dessas fotos.
Bahia Notícia: O que Serrinha pode esperar de João Depintor nos próximos meses?
João Depintor: Na verdade eu faço parte da Fundação, a Fundação não é só João, nós temos outros profissionais que colaboram e trabalham diariamente para o bem estar do município e população, então já temos alguns trabalhos com a Secretaria da Educação e Saúde, aí com a Administração agora veio esse projeto do REURB, mas a FCCV já trabalha aqui em Serrinha há mais de 1 ano.
Bahia Notícia: A gestão de Adriano Lima deu um passo largo através de contratação de membros competentes no qual hoje torna o município melhor de se viver em partes graças a FCCV?
João Depintor: A Fundação acaba tendo uma visão um pouco mais técnica, não fazemos um trabalho político, fazemos mais o técnico, então a nossa função é trazer o que tem de moderno no mundo, em tecnologia e aplicar no município como nós já fizemos com o Programa Evasão Zero, que são as carteirinhas e catraca nas escolas para fazer a frequência dos alunos.
Bahia Notícia: Outros municípios que tiverem o interesse de levar a FCCV para executar a qualidade de vida para os munícipes o que tem que fazer?
João Depintor: Nós temos um departamento jurídico e comercial, que são eles que fazem o primeiro contato com os municípios, normalmente o meu trabalho entra depois que foi apresentado um projeto, estudo de viabilidade, então eu sou sempre o último a chegar.
Entrevista: Junior Robocop
Matéria: Philippe Peltier
Deixe seu comentário